A imagem do consumidor mais idoso que é totalmente analógico é um mito. Atualmente, 63,9% dos sêniors (consumidores com mais de 60 anos) utilizam smartphones em suas compras (contra apenas 23,9% em 2017) e 34,6% compram por meio de aplicativos (eram 11,6% há dois anos). Como se não bastasse, QR Codes já são usados por 11%.
Segundo a terceira edição do estudo “Hábitos de Compra do Consumidor 60+”, realizado pela SBVC e pela AGP Pesquisas e Estatísticas, não precisar sair de casa e comprar a qualquer hora são os principais motivos para a população com mais de 60 anos decidir comprar online, também motivados pela percepção de que os preços são mais competitivos que os das lojas físicas.
O estudo mostrou que experiências que incomodavam os clientes com mais de 60 anos, como lojas muito cheias e vendedores impacientes, já não incomodam tanto, mas grandes filas em super e hipermercados continuam sendo um ponto de atrito relevante para esse grupo de consumidores. Três em cada quatro entrevistados afirmam que deixam de frequentar lojas que oferecem um atendimento ruim e buscam um concorrente, mostrando que essa é uma questão extremamente relevante para eles. Considerando que a experiência recebida no PDV continua com uma nota ruim (apenas 6,8 em uma escala de zero a 10), o varejo ainda tem um caminho longo a percorrer para atender bem o público sênior.
O consumidor com mais de 60 anos de idade é o segmento de maior crescimento no mercado brasileiro: entre 1991 e 2010, o número de sêniors dobrou no Brasil. Entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas nessa faixa etária saltou de 9,8% para 14,3% da população. Segundo o Ipea, a população acima de 60 anos deve mais que triplicar, chegando a 89 milhões de pessoas, o equivalente a 39,2% da população. Além disso, com o aumento da expectativa de vida de 75 para 81 anos, a população sênior viverá por mais tempo. Embora 66% vivam de aposentadoria, aos poucos eles estão voltando ao mercado de trabalho, em parte pelo aumento do número de pessoas nessa faixa etária vivendo sozinha (de 1,1 milhão em 1992 para 3,7 milhões em 2012).
A terceira edição do estudo “Hábitos de Compra do Consumidor 60+” já está disponível gratuitamente para download no site da SBVC.
Fonte: Redação