Redação SBVC | A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas e Vendas em Shopping Centers e Lojas Físicas do Brasil, trazendo insights e informações para o setor.
Os dados são oriundos da FX Data Intelligence e da F360°, investidas da HiPartners, Venture Capital focado em Retail Techs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. O estudo apresenta tanto a variação da quantidade de visitantes e vendas em relação ao mesmo período de 2022, como o comparativo com o mês anterior.
O mapeamento apresenta recortes regionais e por segmento. Na perspectiva do acumulado do ano, 2023 teve crescimento em relação à 2022, com destaque para o fluxo de visitas a shopping centers, que performou 9% a mais no período. Na análise por segmento o setor de “materiais de construção”, recuou 1,9% em 2023. O destaque negativo do ano, no entanto, foi o segmento de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, com uma queda de 10,9%, influenciada, sobretudo, pela crise contábil em grandes varejistas, além do crescimento do comércio virtual. No campo positivo, destacamos o comportamento do setor de maior peso na pesquisa, o de “hiper e supermercados”, com uma alta de 3,7% em 2023, dinamizada pelo crescimento da renda, pela ampliação de benefícios sociais e pela dinâmica positiva que se instalou no mercado alimentício devido ao vigor da agropecuária no ano, cujos efeitos transbordaram para outros setores e se manifestaram em uma deflação no preço de alimentos em 2023.
“A perspectiva para o varejo se mantém levemente positiva, tendo em vista a recomposição da renda somada à política de renegociação de dívidas, que destrava o consumo potencial das famílias antes retidos pelo endividamento, e ao ímpeto fornecido por uma redução gradual dos juros.” afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
O estudo ainda reúne informações específicas do mercado de shopping centers, como faturamento, quantidade de centros de compras e de lojas, geração de empregos, entre outros indicadores. O objetivo é, a partir do cruzamento destes dados, oferecer insights para os varejistas apoiarem suas estratégias de negócio.
O estudo está disponível na íntegra para download em nosso site: https://sbvc.com.br/estudo–mapeamento–do–fluxo–de–shopping–centerse–lojas–fisicas–2023–sbvc/