Alinhada a seu objetivo de proporcionar ao varejo brasileiro informações e dados de qualidade, a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) desenvolveu a segunda edição do estudo O Papel do Varejo na Economia Brasileira. A análise mostra que o varejo total impacta 47,4% do PIB brasileiro, enquanto o varejo restrito (excluindo automóveis e materiais de construção) representa 23,62% do PIB, com um volume total de R$ 1,4 trilhão em 2015.
Convivendo com dois anos de forte declínio nas vendas (-4,3% em 2015 e -6,2% em 2016), o varejo vem passando por um momento importante de transformações. “A crise fez com que a agenda de produtividade e eficiência ganhasse relevância em todo o mercado”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC. “Ao mesmo tempo, a digitalização e a integração online/offline são aspectos cada vez mais importantes da estratégia das empresas e propiciam o desenvolvimento de novos modelos de negócios, aumentando a competitividade e demandando ainda mais eficiência e velocidade”, analisa.
Apresentando estatísticas do varejo por canal de vendas, por segmento e por região, a segunda edição do estudo O Papel do Varejo na Economia Brasileira é um material importante para as análises estratégicas do setor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.