SNAPSHOT SBVC mostra primeiros indicadores e tendências do varejo durante a após a pandemia. A epidemia do coronavírus teve um impacto imediato sobre o varejo, com a paralisação de boa parte dos negócios e a aceleração da digitalização do setor. Mas o que vem por aí? Segundo a edição de abril do SNAPSHOT SBVC, produzido pela SBVC e pela Lytics, a cadeia de consumo do varejo precisará conjugar várias palavras que irão crescer em importância na vida das pessoas: compartilhamento, isolamento, liderança, digital, delivery, família.
Segundo o relatório, aqueles que não se paralisarem diante dos desafios poderão passar com sucesso por mais este momento de reinvenção e releitura dos negócios e da humanidade. As empresas que aproveitarem este período para se reajustar e fazer a lição de casa sairão fortalecidas.
O relatório aponta algumas tendências que indicam os caminhos do que será o varejo após esta crise. Entre essas tendências estão:
- Aparelhamento tecnológico do governo: aumento do uso de plataformas digitais, big data e aplicações de 5G;
- Descentralização das cidades: desenvolvimento de novos parques, cidades inteligentes, comércio e serviços sem pessoas;
- Aceleração da transformação digital da saúde: desenvolvimento de serviços de saúde online, impulso ao e-commerce de alimentos frescos;
- Serviços e negócios sem pontos de contato: gestão eletrônica da cadeia de suprimentos, salas de aula e educação online;
- Aceleração da estratégia global da cadeia de suprimentos: escritórios virtuais, atividades online, aumento do uso de robôs para manufatura e serviços
Confira a íntegra do SNAPSHOT SBVC deste mês no site da SBVC.
Fonte: Redação SBVC