Por Reportagem SA Varejo
Meta é chegar a 85 lojas, sendo 68 da bandeira Savegnago e 17 do Paulistão
A rede de Supermercados Savegnago está com planos arrojados. Até 2026, a meta é vender R$ 10 bilhões por ano e chegar a 85 lojas, sendo 68 da bandeira Savegnago e 18 do atacarejo Paulistão. Com isso, o número de colaboradores que hoje é de 12 mil deve pular para 15,5 mil em quatro anos. No ano passado, a empresa faturou R$ 5,5 bilhões com 60 lojas.
Ao contrário do início da empresa, quando a expansão se deu por conta das oportunidades que foram surgindo, agora cada passo dado pela companhia é calculado. “Hoje faço tudo com planejamento: pesquiso a praça onde vou entrar, faço orçamento, não posso ser irresponsável de tomar uma atitude e esse povo todo perder o emprego”, afirma Chalim Savegnago, filho do fundador e presidente-executivo da rede.
O executivo ressalta ainda que o comprometimento dos funcionários passa pela busca de resultados. A rede varejista distribui de 20% a 25% do lucro para os empregados. Normalmente, outras companhias não passam de 15%. “A receita, na sua opinião, é simples para comprometer os trabalhadores. Se você entrega para os funcionários um prêmio, você tem a recompensa, que é a dedicação e o esforço deles”, explica.
O executivo cita outros dois pontos, aprendidos no dia a dia, e seguidos por ele na gestão da empresa. “Primeiro faço a coisa dar certo e, se der, com certeza vai dar dinheiro. O outro ponto é sempre se colocar no lugar do outro e não fazer para ninguém o que você não gostaria que fizesse com você. Como exemplo, ele cita deixar um fornecedor esperando duas hora para ser atendido. Se conduzir o dia a dia com respeito pelo ser humano, não tem jeito de dar errado”, afirma.
Chalim revelou ainda que, por enquanto, não tem planos de chegar à cidade de São Paulo. Antes, o objetivo é fincar bandeira em Jundiaí e região. O foco da rede é dominar o interior de São Paulo. Ele destaca que o formato de loja de atacarejo, da bandeira Paulistão, recentemente adquirida, é uma das prioridades da empresa. Tanto é que o atacarejo será responsável por quase o dobro da abertura de lojas, em relação ao formato supermercado, prevista até 2026.
Para o consultor de varejo Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, a rede Savegnago é a prova de que o sucesso de uma varejista não tem receita única. Hoje existe dois pontos questionáveis na administração das empresas: colocar a família na gestão e financiar o crescimento com recursos próprios. A varejista contraria essa duas premissas, apresentando resultados consistentes. “Não tem verdade absoluta no varejo. O que existe são modelos que podem ser diferentes, que é o caso do Savegnano, e bem sucedidos”, observa o consultor.
Para o profissional, a rede acerta na estratégia de não vir para capital paulista. Segundo ele, há muitas oportunidades e formatos a serem explorados fora da capital, inclusive crescendo para cidades do interior de Estados vizinhos de São Paulo.
Uma questão, no entanto, a ser enfrentada pela empresa no médio prazo é a governança, pelo fato da companhia estar centralizada nas mãos da família.
Fonte: SA Varejo