A Saraiva realizou, na manhã da última terça-feira (16), uma teleconferência para apresentar os resultados do primeiro trimestre de 2017. No período, a empresa teve lucro líquido de R$ 281 mil, valor 5,6% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2016. O Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA) fechou o primeiro trimestre em R$ 20 milhões, aumento de 1,6% em relação ao igual período do ano passado. A receita bruta obtida pela companhia pelos seus canais de venda (lojas físicas e e-commerce) se manteve praticamente estável, em R$ 541 milhões, versus os R$ R$ 542 milhões apurados no primeiro tri de 2016.
Chama a atenção, novamente, a força das vendas pela internet. Enquanto a receita bruta no canal lojas físicas caiu de R$ 367 milhões, em 2016, para R$ 348 milhões, em 2017; no e-commerce, subiu de R$ 175 milhões, no passado, para R$ 193 milhões, nesse ano.
A companhia pontuou na apresentação a importância do controle das despesas operacionais, que apresentou queda pelo quinto trimestre consecutivo, fechando o período agora em R$ 142 milhões, diminuição de 7,4% na comparação com 2016. De acordo com a direção da Saraiva, essa redução se deu graças aos “esforços na revisão de processos, renegociação de contratos e rigoroso controle de custos”. Se desconsiderasse o impacto das despesas extraordinárias de reestruturação pela qual a empresa vem passando, a redução alcançaria queda de 10,7%, salientou a companhia.
A empresa ressalta ainda que essa reestruturação das operações da companhia resultou ainda em ganho na gestão do capital de giro empregado e já houve redução de 4,8% nos seus estoques.
Fonte: Publish News