Livraria ameaça interromper comercialização de livros de editoras que permitirem que concorrentes deem descontos maiores do que os praticados pela rede
Com 111 lojas, a Saraiva é a maior rede de livrarias do país. Essa força é obviamente aplicada nas suas negociações com as editoras. Uma nova estratégia comercial, no entanto, tem deixado muitos editores de cabelo em pé. É o que revelou a coluna Painel das Letras do último sábado. Pela apuração da coluna, a varejista ameaçou pelo menos 18 editoras de suspender a comercialização de produtos que tenham sido alvo de promoções na concorrência, em especial, na Amazon. Ainda de acordo com a coluna, a “Saraiva garante que, caso o site americano ou outro concorrente, dê descontos maiores que os seus, vai devolver livros às editoras”. A nota fala ainda que editores ficaram tão surpresos com a estratégia, que preferem achar que se trata de um blefe da varejista. Procurada pela coluna, a Saraiva disse que não comenta estratégias comerciais. Já a Amazon disse que segue a lei brasileira e, por isso, não combina com fornecedores a forma como é estabelecido o preço ao consumidor final.