Soluções levaram a rede de calçados a registrar aumento de 55% nas vendas
Por Julia Facca
A Santa Lolla, rede de calçados e acessórios femininos, adotou a solução SetaDigital da Linx, sistema de gestão voltado para o setor calçadista, em todas suas franquias, permitindo que as lojas incluíssem seus produtos no e-commerce da marca.
Em primeira instância, um projeto piloto foi realizado em três unidades da rede. Já entre abril e agosto deste ano, todas as 280 franquias passaram a atuar com auxílio da ferramenta.
Com isso, a marca busca evoluir a gestão de suas lojas físicas e simplificar o processamento das vendas on-line que as unidades recebem da loja virtual.
O e-commerce da Santa Lolla também utiliza a solução E-Millenium, um sistema de gestão especializado para vendas virtuais.
Apenas esse ano, a empresa registrou aumento de 55% nas vendas. Atualmente, 43% das vendas digitais da Santa Lolla são dos produtos das lojas físicas da rede.
“A possibilidade de transformar cada franquia em um micro centro de distribuição a partir das soluções omnichannel está sendo um dos pilares da transformação digital da Santa Lolla. Com isso, as nossas lojas deixaram de ser apenas pontos de vendas tradicionais e se transformaram em pontos de vendas digitais”, afirma Paulo Madureira, diretor de Digital na Santa Lolla.
Quanto à conveniência, a rede aderiu ao formato same day delivery, com entregas realizadas no mesmo dia, algumas horas após a confirmação do pedido. Além disso, o cliente também pode fazer uma compra no site e buscar o produto na franquia mais próxima.
Hoje, 30% dos pedidos da loja conceito, localizada na Oscar Freire, atuam com essa modalidade de entrega.
Ainda, um dos projetos da companhia, batizado de Santa Lolla/SL On, objetiva a criação de um marketplace para as franquias e lojas multimarcas. Até agora, as unidades conectadas à iniciativa já aumentaram sua receita em 20%.
Desde 2002 no mercado e com sede na capital paulista, a Santa Lolla lança cerca de cinco coleções e 7 mil itens por ano. A marca possui mais de 1,5 mil pontos de venda no Brasil, com 280 franquias espalhadas pelo país.
O investimento em uma loja da rede começa em torno de R$ 528 mil, considerando taxa de franquia, obra, mobiliário, material de marketing, TI, primeira compra e capital de giro. Com rentabilidade de 10% a 15%, o tempo de retorno fica entre 24 e 36 meses.
A Linx é líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. A companhia possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e cinco países da América.
Em 2019, a empresa se tornou a primeira brasileira do segmento de software com capital aberto na NYSE, bolsa de valores americana.
Suas soluções estão presentes em cerca de 117 mil lojas, o que representa 45,6% de market share do mercado varejista.
No total, são mais de 4 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 20 filiais pelo Brasil e cinco países da América.
Fonte: Baguete