Solução adotada pela rede de cash & carry Roldão permite reduzir estoque virtual e ruptura, além de definir o mix de forma mais assertiva.
Diminuir ruptura, melhorar compras e definir o sortimento das lojas de forma mais assertiva são alguns resultados alcançados pelo cash & carry Roldão ao adotar solução da Accera. Com 27 lojas no Estado de São Paulo, a empresa passou a receber alertas de indisponibilidade de produtos em gôndola e das possíveis causas do problema. Isso, segundo a Accera, contribui para decisões gerenciais, como identificação de gargalos comerciais, logísticos e operacionais. “Passamos a auxiliar as lojas numa boa operação, zelando pela entrega dos pedidos completos e na data, entendendo o comportamento das nossas filiais e consumidores”, afirma Bernardo Ibargoyen, gerente de logística do Roldão.
Ao todo, são 40 usuários conectados à solução em todas as regionais e de diversas áreas, como compras, perdas, operações, etc. Segundo Claudia Fajuri, diretora de novos negócios do fornecedor, a solução Accera DSI dispara dois alertas: o produto não existe (estoque virtual) ou o produto está no depósito (mas não foi vendido). Os fabricantes também são integrados à plataforma e recebem os avisos de todos os seus itens sem venda. Isso permite identificar os desvios e corrigi-los. O percentual de itens sem venda do Roldão caiu de 14,3% em janeiro para 9,6% em julho. A solução também avisa quando o estoque do CD e das lojas é insuficiente para suprir a venda. A informação de frequência de vendas contribui para conhecer os hábitos de compra tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, o que ajuda a definir o mix.