foodpanda atua no Brasil, México, Espanha e Itália e fará agora parte da Just Eat, que tem valor estimado de US$ 3,7 bilhões
Desde a abertura de capital em 2014, a Rocket Internet tenta simplificar e reorganizar o emaranhado de startups de e-commerce que tem sob seu guarda-chuva para tornar-se mais rentável. Nesta semana, a empresa anunciou mais um passo nessa direção com a venda da foodpanda, e-commerce de alimentação com atuação no Brasil, México, Espanha e Itália, para a Just Eat por cerca de US$ 140 milhões.
Para se ter uma ideia, as operações no Brasil e México representavam menos de 5% das receitas da companhia em 2015. A Just Eat, que tem sede em Londres, está avaliada hoje em US$ 3,7 bilhões. Já a Rocket Internet está avaliada em US$ 4 bilhões.
Ao que tudo indica, no entanto, é que a Rocket continua com apetite para investir em negócios de pedidos e entregas de alimentos. A empresa reúne outros negócios do tipo na carteira. “O mercado on-line continua a ser foco central da estratégia de negócios da Rocket Internet”, afirmou Oliver Samwer, CEO da empresa em um comunicado. “As transações de hoje são claramente destinadas a reduzir a complexidade da rede de empresas da Rocket Internet”, completou.
Ralf Wenzel, cofundador e CEO da foodpanda, afirmou que o fato de empresa não investir mais na América Latina permite que concentrar esforços em mercados-chave como Ásia, Oriente Médio e Europa Oriental.