Se você visitar uma unidade do Walmart nos Estados Unidos, pode ser que esbarre com uma figura bastante curiosa nos corredores: um robô. A gigante do varejo tem realizado testes em 50 lojas em quatro estados do país, incluindo Arkansas e Califórnia.
Com cerca de 1,80 cm, os robôs do Walmart não se parecem em nada com humanos — apesar da altura. Eles são uma espécie de torre equipada com câmeras, ligada a uma base com rodinhas. O trabalho deles é “passear” pelos corredores procurando erros nas estantes.
As máquinas foram desenvolvidas pela fabricante de robôs autônomos Bossa Nova Robotics. Embora o nome seja uma homenagem à cultura brasileira, a companhia é norte-america, com sede em São Francisco e Pittsburgh.
Segundo noticiou o Business Insider, os robôs examinam os corredores em busca de itens prestes a acabar, produtos colocados no lugar errado pelos clientes, preços incorretos e rótulos errados ou ausentes. Eles andam por todos os lados, alertando os funcionários humanos sobre as falhas que encontram.
A ideia é que os robôs liberem o tempo dos funcionários que antes tinham de fazer isso para que eles possam usá-lo ajudando clientes. “Tem a ver em grande parte com melhorarmos o nosso desempenho e os nossos serviços para os clientes”, disse John Crecelius, vice-presidente de inovação do Walmart, ao Business Insider.
Crecelius contou que a principal reação dos clientes é uma “curiosidade natural”. “As pessoas são atraídas pela tecnologia e pelo que ela faz;” Alguns funcionários, por sua vez, deram até nome e uma etiqueta para o novo colega robótico. “Isso geralmente é um bom sinal. Acontece porque eles sentem que algo está ajudando ou fazendo uma diferença significativa.”
Fonte: Época Negócios