Para vender perfumes e produtos de beleza pela primeira vez em suas lojas, a varejista de moda Riachuelo instalará praticamente um novo espaço dedicado ao segmento por dia em sua rede entre os meses de maio e agosto. A empresa vai criar áreas para comercializar fragrâncias, maquiagem e produtos para o cabelo e a pele em 111 pontos de venda no prazo de quatro meses.
O plano receberá investimento de R$ 40 milhões. O projeto-piloto começou em São Paulo há cerca de um ano. Hoje, 40 lojas dentre os quase 300 pontos de venda da Riachuelo oferecem perfumes.
Os produtos ficam expostos, divididos por marcas, em prateleiras para experimentação logo na entrada da loja – um desenho semelhante ao da rede especializada Sephora. “O acesso aos produtos sem a barreira do balcão abre uma possibilidade muito maior de venda”, diz Marcelo Poeppl, gerente de categoria da Riachuelo, traçando uma comparação com a Renner, maior rede de perfumaria internacional no país, segundo a Segmenta Research, órgão de pesquisa internacional que monitora a categoria.
Os espaços de beleza na loja da Riachuelo terão área entre 20 m2 e 90 m2 – cerca de 2,5% da área líquida total. No médio prazo, devem representar 5% das vendas em cada loja, segundo o gerente de categoria.
A Riachuelo oferecerá 1,4 mil itens entre perfumes, maquiagem, tratamentos, produtos para o cabelo e proteção solar. Entre as marcas internacionais estão Armani, Calvin Klein, Carolina Herrera e Lancôme. Entre as brasileiras, Vult, Tracta, Cadiveu e Lola.
Das varejistas de moda, a Renner é a que atua há mais tempo em perfumaria – são mais de duas décadas e um portfólio de 2 mil itens de mais de cem marcas. Nos últimos três anos, a Renner incluiu cerca de 1,4 mil novos produtos em perfumes, maquiagem e cremes de tratamento. A empresa não informa a representatividade da categoria sobre a receita de 2016, mas afirma que cresceu, enquanto o mercado encolheu. A C&A tem uma parceria com a The Beauty Box, que pertence ao grupo Boticário, para a venda de fragrâncias em seu site, mas não as comercializa em lojas físicas.
O projeto da Riachuelo começou a ser desenhado há um ano e nove meses, a partir de pesquisas com consumidores, que pediram pela adição da categoria, diz Poeppl. A empresa prevê abrir até cinco Fashion Beauty por dia na rede.
No terceiro trimestre, praticamente metade de todas as lojas da Riachuelo venderão perfumaria. Os espaços serão inaugurados em todas as capitais.
“O intuito é ser a primeira revendedora de perfumes importados do Brasil e disputar as primeiras colocações em cosméticos, entre as marcas que comercializamos”, diz Poeppl. Ele estima um prazo de cinco anos para chegar ao patamar de liderança. “Se as vendas nas lojas seguirem dentro do ritmo atual, a meta pode ser abreviada, para um período de cerca de três anos”, acrescenta.
Os perfumes serão vendidos também no comércio eletrônico da Riachuelo. “O objetivo é trazer o cliente mais perto, oferecendo uma variedade que alie moda à perfumaria”, diz o gerente.
A perspectiva é positiva para a venda de cosméticos no dia das Mães. “A primeira semana de maio foi muito boa, acima do esperado, e as vendas seguem fortes desde então”, diz Poeppl.
Fonte: Valor Econômico