A Riachuelo é uma das três maiores lojas de departamento do Brasil e umas das razões de sua longevidade comercial é a logística inteligente. Diariamente, a varejista despacha dos seus centros de distribuição, localizados em São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas, milhares de produtos para mais de 300 lojas.
Há três anos, a varejista realizou uma mudança em seu centro de distribuição com investimentos na casa de R$ 250 milhões como forma de melhorar o atendimento ao cliente. Um dos objetivos era abastecer as lojas exatamente com o que os clientes precisavam, sem sobras ou buracos nos estoques. O projeto ficou pronto no último trimestre de 2016 e desde então trouxe um efeito positivo no resultado financeiro da marca, que faturou mais de R$ 5 bilhões somente em 2018.
Em meio a toda esta mudança logística, a Riachuelo também necessitava olhar para os processos internos e ir em busca de uma solução robusta, que atendesse às exigências de governança fiscal, principalmente com velocidade no processamento de um grande volume de dados. Para acompanhar este crescimento, a rede adquiriu o software Taxrules, da Taxweb, que atua com soluções de Digital Tax para compliance fiscal das empresas.
Crescimento sustentável
Diante de um cenário fiscal que envolve a entrada de 100 mil notas fiscais eletrônicas por mês e a emissão média mensal de 300 mil, o Taxrules valida a carga tributária corretamente dos tributos diretos e indiretos nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal de todas as notas fiscais emitidas e recebidas pela Riachuelo. O apoio da solução às demandas tributárias da Riachuelo promove um crescimento sustentável, embasado em processos integrados, seguros e otimizados.
No cenário anterior, a entrada de um produto novo no centro de distribuição, como um celular, por exemplo, que tem tributação diferenciada, era submetido à análise do departamento tributário e, em seguida, parametrizado manualmente em seu ERP, incluindo uma regra específica para cada Estado. “Agora a regra é definida pela Taxweb direto no Taxrules, que devolve à Riachuelo as informações tributárias corretas. Isso tudo integrado ao SAP”, explica Claudia Ferreira, gerente de contabilidade da Riachuelo.
A eficiência operacional do time é outro ponto destacado pela executiva. “A equipe teve um aumento de 44% na produtividade devido à implementação da ferramenta, que passou a se concentrar em atividades mais estratégicas. Tudo que entra e sai dos nossos centros logísticos passa pelo sistema da Taxweb, que hoje nos dá mais conforto acerca das informações geradas ao fisco”, pontua Claudia.
Fonte: ITFórum 365