O ano era 2002 e um novo serviço revolucionaria as vendas da rede de fast food Habib’s. Nascia ali o serviço de delivery – que ficou conhecido pela campanha dos 28 minutos, que apontava que caso o restaurante não entregasse nesse período, devolveria o dinheiro ao cliente.
Para o projeto, foi necessário todo um trabalho de gestão unificada de pedidos entre todas as lojas, organização das entregas, controle de preços etc. Algo extremamente inovador à época. “Isso foi revolucionário”, lembra Claudio Marassi, CIO do Habib’s.
Naquele ano, Marassi trabalhava na Voxline Contact Center, empresa do grupo Habib’s, e foi um dos responsáveis pela implementação do projeto. Para se ter uma ideia, hoje, 16 anos depois, cerca de 14% do faturamento da rede vem do delivery, o que mostra a importância do canal.
O executivo lembra que, com os avanços tecnológicos, a companhia incrementou o serviço ao longo dos anos, com a entrada da opção de pedidos via internet, aplicativo para smartphones, bem como a recente parceria com a plataforma de pedidos on-line iFood e a adoção de um chatbot para solicitações via Facebook Menssenger.
Novos desafios
Há dois anos e meio Marassi é Superintendente de TI do grupo Habib’s e tem liderado importantes processos de inovação para impactos nos negócios. Ele é o vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2018, promovido pela IT Mídia e Korn Ferry, na categoria Indústria de alimentos, bebidas e fumos.
O atual projeto destacado pelo executivo é o de uso de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para automatizar processos e reduzir custos. O foco é na redução de erros nos pedidos de insumos para abastecimento dos restaurantes. O executivo explica que, atualmente, o índice de perdas dos restaurantes tem variação de até 30% de uma unidade para outra. Essa diferença se dá pela experiência do profissional denominado Chefe de Cozinha que utiliza sua expertise para especificar qual o volume de compras para atender a demanda do dia com base no estoque atual versus expectativa de vendas.
O projeto teve como base a análise das sobras lançadas em cada dia e o cruzamento de indicadores de vendas de semanas anteriores, índice meteorológico das semanas anteriores, feriados, festas regionais e demais indicadores que de alguma forma podem afetar o movimento do restaurante.
Com isso, a eficácia média de 78% no uso de produtos de um restaurante foi para 92% em três meses. Ou seja, antes 22% dos produtos comprados por uma loja da rede não eram utilizados e, com a tecnologia, o desperdício reduziu drasticamente. “Levando em consideração que uma loja gasta em média até 22% de todo seu faturamento em insumos de vendas, conseguimos trazer um aumento de resultado de até 3,5% direto no resultado mensal dos nossos restaurantes.”
O executivo traça um paralelo entre a inovação atual com o projeto do delivery. “São duas vertentes de revolução, mas com momentos diferentes. No caso do delivery, era para conseguir receitas com novos públicos. Agora no caso da AI, trazemos mais receita e evitamos perdas”, comenta.
TI de negócios
Para Marassi, o maior desafio é tornar a TI parte dos negócios no grupo. “A TI sempre foi vista como necessidade para manter prédio funcionando. Era muito dia a dia e sustentação. Trouxemos mais inovações.”
Mesmo com os avanços recentes, com a inclusão de tecnologias emergentes, Marassi acredita que ainda há muito o que fazer. “Desde que cheguei aqui, consegui quebrar alguns paradigmas em inovações tecnológicas. Ainda temos muita coisa para fazer e muito paradigma para quebrar. Acredito que somos hoje 80% sustentação e 20% inovação, com forte tendência de igualar esse percentual em breve”, projeta.
E ele sabe que terá um papel essencial para isso, desde que assumiu a TI da empresa. “A partir do momento que assumi o papel de CIO do grupo, meu papel não é só receber demandas e fazer da melhor forma. É identificar processos – onde precisamos ter maior eficiência operacional trazendo tecnologias – e fazer com que equipes entendam que podemos fazer melhor aliando tecnologias. A principal mudança de mindset nessa virada é deixar de trabalhar em cima de objetivos preestabelecidos e definir objetivos priorizando menor espaço de tempo e gerando maior eficiência”, completa.
Finalistas da categoria
1º Claudio Marassi – Habib’s
2º Sergio Luiz Bambace – Vigor
3º José Henrique Cordeiro de Oliveira – Santa Amalia Alimentos
Fonte: ITFórum