China cria ecossistema que viabiliza liderança em Inteligência Artificial (IA) e caminha para dominar o desenvolvimento de experiências memoráveis ao consumidor global
Por Fabia Pires, sócia-diretora da Varese Retail
O primeiro fim de semana do SXSW, principal evento focado em inovação do mundo, que acontece até o dia 18 em Austin, nos Estados Unidos, foi muito rico em insights para o varejo global. Sob uma perspectiva diferente, mais estratégica e menos focada nos aspectos operacionais do setor, o SXSW vem apontando as grandes transformações que estão para chegar.
Em um ponto que se relaciona diretamente com o que vimos em janeiro na NRF Big Show, em Nova York, o SXSW vem mostrando que os consumidores querem ter experiências de compra memoráveis, rápidas, convenientes e simples, mas não fazem a menor ideia de quanta tecnologia precisa ser aplicada nos bastidores para garantir essa experiência, especialmente em um mundo omnichannel.
O “simples no front end, sofisticado na retaguarda” surge em diversas práticas que, se você não está aplicando, em breve farão parte do seu dia a dia. Um exemplo é o uso de Realidade Virtual para o treinamento das equipes. Quanto maior a rede varejista, mais complexa essa operação. Novos produtos e processos precisam ser explicados e replicados em dezenas ou centenas de lojas, para milhares de pessoas. Garantir que todo o time entenda as novidades e possa explicá-las aos clientes, comunicando os benefícios e selling points corretos, costuma demandar um esforço (e um custo) imenso. Aplicações de Realidade Virtual fazem com que o time de vendas se engaje com o conteúdo do treinamento de uma forma muito mais imersiva e, com isso, consiga entender melhor o assunto e vendê-lo para os clientes.
Outra aplicação do “simples, porém complexo” está nos personal shoppers. Todo cliente quer ser reconhecido como único e atendido como VIP. A grande questão é como entregar a personalização de forma massificada. Com o uso de machine learning, Inteligência Artificial e big data, o varejo ganha a capacidade de entregar respostas mais rápidas e assertivas às necessidades e desejos de seus clientes. Um exemplo é a Stitch Fix, considerada pela Fast Company a varejista mais inovadora do mundo: a empresa, por meio de IA, consegue entregar roupas com caimento perfeito, mesmo sem tirar as medidas dos clientes.
A personalização também viabiliza serviços omnichannel, como o click & collect e, especialmente, os modelos drive, em que o cliente compra online e, ao chegar à loja, tem suas compras entregues diretamente no carro. A grande questão do varejo não é entregar um serviço inovador: é entregar esse serviço em larga escala. E isso só se consegue com muita tecnologia nos bastidores para dar conta de toda a complexidade da operação.
O futuro vem da China
Para viabilizar experiências cada vez mais impactantes, assertivas e financeiramente viáveis, o caminho é o uso de Inteligência Artificial. Uma das apresentações mais impactantes até agora foi a de Bessie Lee, fundadora e CEO da incubadora chinesa Withinlink, sobre o impacto da Inteligência Artificial no mundo e a liderança de seu país nesse campo. O país está liderando os avanços científicos e os números impressionam: o país forma 8 vezes mais pessoas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que os Estados Unidos, responde por 50% das patentes importantes em IA e seus cientistas têm 40% mais citações em papers acadêmicos que os americanos.
Até 2030, o governo local investirá US$ 150 bilhões no desenvolvimento da tecnologia, 48% dos investimentos em startups de IA estão no país e, em um dos primeiros resultados desse esforço, no ano que vem a China já responderá por 20% dos dados globais, número que subirá para 30% daqui a 10 anos. Se “data is the new oil”, a China é o novo Oriente Médio.
Segundo Lee, seis fatores são essenciais para o sucesso da Inteligência Artificial:
– patentes e capacidade tecnológica;
– dados;
– apoio governamental;
– aplicações comerciais da tecnologia;
– financiamentos para empresas;
– pessoas.
A China montou um ecossistema que viabiliza a posição de liderança do país no desenvolvimento da tecnologia. Com certeza, essa liderança terá um impacto poderoso sobre os negócios de empresas em todo o mundo. Está na hora de nos prepararmos!
Fonte: BTR Varese