Para a Via Varejo é fundamental acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e, com isso, oferecer sempre a melhor experiência de compra. Dessa forma, a empresa vem avançando em seus projetos de multicanalidade, como o Retira Fácil, que, desde fevereiro deste ano, está disponível em 100% das lojas Casas Bahia e Pontofrio, totalizando 1.200 pontos que passam a servir como locais de retirada para compras realizadas por meio dos sites Casas Bahia, PontoFrio e Extra.
Atualmente, a operação permite que o consumidor possa comprar em qualquer um dos sites e ter a retirada quase que imediata do produto na loja escolhida, após a aprovação do pagamento da compra. Após a implementação desta opção, a representatividade de vendas do Retira Fácil aumentou 100%, passando para 30% das vendas dos produtos nas principais capitais, sendo 45% em categorias relevantes, como de tecnologia, especialmente smartphones de todos os modelos, tablets e notebooks.
O Retira Fácil existe desde 2015 e já é uma modalidade valorizada, aceita e usada pelo cliente. Em março, a Casas Bahia e o Pontofrio fizeram uma ação especial apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo para o Dia do Consumidor, possibilitando retirada imediata, após a aprovação do pagamento, dos itens comprados nessa modalidade. “Foi a primeira vez que incentivamos o Retira Fácil em uma das nossas campanhas de comunicação. O resultado superou as expectativas, fizemos mais de 120 mil vendas em março e esse número vem crescendo a cada mês. Com o sucesso dessa ação, pretendemos fazer novas campanhas para todo o Brasil no decorrer de 2017”, conta Flávio Salles, diretor de multicanalidade da Via Varejo. Hoje, 1 a cada 4 pedidos por minuto vendido nos nossos canais online são retirados nas lojas físicas.
O serviço está disponível em todos os Estados (20 + Distrito Federal) em que há lojas da Casas Bahia ou Pontofrio, e o cliente pode, por exemplo, comprar no site do Extra e retirar em uma loja da Casas Bahia sem qualquer tipo de restrição ou diferença de prazo de entrega. “O estoque é único para os três sites. A Via Varejo trabalha de forma integrada entre o online e o off-line desde o final do ano passado para atender às necessidades do consumidor que busca praticidade e agilidade”, completa Salles.
Como Funciona
Atualmente o serviço está disponível em 1.200 lojas da Casas Bahia, Pontofrio em dois formatos:
Estoque Loja: modelo em que o produto disponível para compra pelo e-commerce faz parte do estoque das lojas físicas da Casas Bahia e Pontofrio. Nele, o cliente que comprar os produtos identificados nos sites das três redes (Casas Bahia, Pontofrio e Extra) poderá retirá-lo em até 24 horas gratuitamente, após a aprovação do pagamento, em qualquer loja das redes Pontofrio e Casas Bahia.
Estoque Centro de Distribuição SP e RJ: modelo em que o produto disponível nos sites da Casas Bahia, Extra ou Pontofrio faz parte do estoque do Centro de Distribuição (CD) e está disponível para retirada gratuita em uma das lojas físicas das três bandeiras, definida pelo cliente. A modalidade proporciona prazo de retirada de a partir de dois dias úteis após a aprovação do pagamento, considerando o tempo de envio do item para a loja escolhida pelo consumidor.
Fonte: E-Commerce News