Se tem algo que conquista o público hoje em dia, além de um produto de qualidade e um atendimento de primeira, são os valores e propósitos de uma marca. Mas com detalhe: os consumidores precisam saber que eles são reais. E em tempos de conectividade máxima, não é difícil chegar à verdade e separar o que é ação despretensiosa de fato do que é apenas puro marketing.
Uma marca que leva isso muito a sério é a carioca Reserva. Conhecida por ações sociais e ambientais, a empresa comemora mais um sucesso: a campanha 1P5P (1 peça 5 pratos) acaba de completar um ano. A ação distribui 5 pratos de comida a quem precisa para cada peça vendida. Até agora, já foram levantados mais de 8,5 milhões de pratos de comida para quem passa fome no País.
Funciona assim: para cada peça comprada na Reserva e na Reserva Mini, tanto nas lojas físicas quanto nos sites, a empresa viabiliza a entrega de cinco pratos de alimento para pessoas em situação de insegurança alimentar (falta de acesso físico, social e econômico ao alimento seguro e suficiente para suprir suas necessidades nutricionais). Segundo o IBGE, um a cada quatro brasileiros – cerca de 25% da população – encontra-se nesta situação.
Parceria
O projeto conta com a ajuda da Associação Civil Banco de Alimentos, que faz a captação de alimentos em perfeito estado – e que seriam descartados – em mercados, hortifrútis, indústrias, cinturões verdes e outros produtores/distribuidores. Esses alimentos são entregues a instituições parceiras, que os preparam e servem para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Atualmente o Banco de Alimentos capta cerca de 30 toneladas de alimentos por mês que seriam descartados, revertem para mais de 40 instituições e contribui para que mais de 22 mil pessoas possam ter o que comer mensalmente.
De acordo com Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, o 1P5P não tem nenhuma previsão de acabar. “Não temos a pretensão de resolver o problema da fome no Brasil, o que queremos é contribuir para a construção de um Brasil mais justo”, explicou em nota. A cada dois meses a empresa disponibiliza no site um relatório de auditoria feito por uma das maiores empresas do setor, garantindo assim toda a transparência da ação.
Projeto
A ideia da campanha surgiu quando Meisler foi à Pentecoste, no Ceará, dar uma palestra para uma turma da Adel, organização que promove o desenvolvimento sustentável em comunidades do Nordeste. Ele perguntou a um jovem da região o que seria importante a marca priorizar nos trabalhos sociais e ouviu como resposta o seguinte: “Você consegue estudar quando está com fome? Consegue trabalhar quando está com fome? Pois é, o maior problema do Brasil é a fome”, disse Cícero Neto.
“Queremos continuar fazendo a nossa parte através do estímulo à essa logística de entrega bem como por meio da conscientização de nossos consumidores”, finalizou Meisler.
Fonte: Novarejo