Por Fernanda Baldioti | Focada em ampliar seu relacionamento com o ecossistema de inovação, a Lojas Renner S.A. agora faz parte do Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, com sede em São Paulo. A parceria está alinhada à estratégia da maior varejista de moda do Brasil para se relacionar com startups que estão construindo o futuro do varejo, com o objetivo de antecipar tendências e acelerar o desenvolvimento de iniciativas que aprimorem a oferta de produtos e serviços para os clientes da companhia.
Como uma corporate membro, a Lojas Renner S.A. passa a integrar a comunidade do Cubo, o que irá facilitar o acesso e comunicação com startups e outras corporações. Além disso, poderá usar a plataforma digital do hub para lançar desafios com foco em criar soluções específicas para suas necessidades.
Tudo isso garante mais velocidade e assertividade para a Lojas Renner S.A. identificar possíveis empresas parceiras. Também abre novas oportunidades de conexão com o ecossistema de inovação, a partir da extensa rede de contatos e eventos do Cubo. A companhia quer se conectar a empreendedores que contribuam para que seja referência em moda e lifestyle, em experiência de compra e em sustentabilidade.
“A velocidade com que a inovação acontece é cada vez maior e, nesse contexto de constante transformação, o acesso antecipado a novas tecnologias, modelos de negócio e talentos empreendedores é essencial. Mas isso não se faz olhando somente para o ambiente interno da corporação. Ingressar na comunidade do Cubo é mais um passo importante da nossa estratégia de inovação aberta, que contribui para alavancar o nosso crescimento e construir o futuro”, comenta o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.
A plataforma digital do Cubo permite a conexão com uma base de mais de 470 startups de todo o Brasil. Todas elas passam por processos de seleção, curadoria e validação que levam em conta uma série de critérios como potencial das soluções oferecidas, capacidade para receber investimentos, qualificação do time e dedicação dos founders, assim como disposição para a troca de conhecimentos.
A nova parceria também é fruto da colaboração entre o Cubo e o Instituto Caldeira, de Porto Alegre, hub de inovação do qual a Lojas Renner S.A. foi uma das fundadoras, em 2021. No mesmo ano, ela criou sua área de Inovação Aberta para se relacionar com startups nacionais e internacionais em nível operacional, com capacidade de escala e que alinhem resultados a boas práticas ESG.
Desde então, a varejista de moda mapeou mais de 1 mil startups no Brasil e no exterior, conectou-se com cerca de 280 delas e realizou mais 35 POC (provas de conceito) ou parcerias, com cases de relevante geração de valor para os seus negócios.
Como consequência desta evolução, em 2023 foi lançado o Renner Startups, canal oficial próprio que abriu uma nova etapa no processo de interação da companhia com a comunidade de inovação, facilitando que as startups interessadas em trabalhar com a Lojas Renner S.A. possam propor diretamente suas soluções. O canal pode ser acessado no endereço https://www.lojasrennersa.com.br/startups/.
A Lojas Renner S.A. conta ainda com o RX Ventures, um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) que efetua investimentos minoritários em startups em estágio inicial, com foco nos segmentos de moda e sustentabilidade, varejo físico, e-commerce, marketing, logística e serviços financeiros. Desde 2022 já foram feitos quatro aportes, nas brasileiras Klavi e Logstore e nas norte-americanas Radar e Connectly.
Fonte: Fashion Network