A varejista de vestuário Renner abre hoje a primeira loja da marca Ashua, de roupas femininas com tamanhos entre 46 e 54. Segundo José Galló, presidente da companhia, a perspectiva é torná-la uma nova Youcom, bandeira de moda jovem do grupo.
“Neste ano serão abertas três lojas para testar o modelo, ver o que dá certo, o que precisa melhorar. Mas a ideia de longo prazo é que aconteça o mesmo que aconteceu com a Youcom”, afirmou Galló.
A rede Youcom foi lançada em 2013, tendo como alvo o público feminino jovem das classes “A-, B e C+”. Atualmente, a Youcom opera com 92 lojas no país, além do comércio eletrônico. A bandeira Renner possui 334 lojas.
No primeiro semestre, a Youcom gerou receita líquida de R$ 67,8 milhões, com crescimento de 34,4%. O grupo como um todo (incluindo as redes Renner, Camicado e Youcom) gerou receita líquida de R$ 3,18 bilhões, com expansão de 10,9%. O lucro líquido aumentou 48,2% no período, para R$ 386,2 milhões.
A primeira loja da Ashua começa a funcionar em Porto Alegre, no Shopping Praia de Belas. Até o fim do mês, outras duas unidades serão inauguradas na cidade de São Paulo – no Shopping Anália Franco e no Shopping Tucuruvi. A abertura de mais lojas, segundo Galló, ocorrerá a partir de 2019.
A perspectiva de expansão leva em conta uma demanda reprimida no mercado. No Brasil, 54% da população está acima do peso ideal e 18,9% é obesa, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mas, no segmento de vestuário, a categoria de modelagens maiores (“plus size”) corresponde a apenas 3,5% do mercado em volume de vendas.
Criada em 2016, a marca Ashua era vendida apenas no comércio eletrônico. A linha oferece itens de moda casual, moda para trabalho e moda urbana com tamanhos entre 46 e 54. O público alvo é o mesmo da Renner: mulheres das classes A-, B e C+. Sem citar números, Galló disse que a marca tem apresentado desempenho de vendas acima do esperado pela empresa.
Fábio Faccio, diretor de produto da Lojas Renner, acrescentou que a marca passou a ter neste ano artigos de moda íntima e terá itens de moda praia no segundo semestre. “Não conseguiríamos mostrar toda essa diversidade em uma loja da Renner”, disse Faccio. A Renner trabalha com outras sete marcas nas lojas físicas. As unidades da Ashua terão de 200 a 250 m2, enquanto as lojas da Renner chegam a ter 1,5 mil m2.
Na visão de Galló, o mercado de modelagens maiores vem sendo atendido principalmente por itens básicos. “Nossa intenção é trazer mais informação de moda”, disse.
De acordo com a consultoria Iemi Inteligência de Mercado, a produção de roupas “plus size” para adultos no Brasil atingiu 208 milhões de peças em 2017, com crescimento de 5% ante o ano anterior. Em valor, a categoria movimentou R$ 5,6 bilhões, com avanço de 8,2%. O segmento corresponde a 3,5% do mercado total de vestuário no Brasil. Marcelo Prado, diretor da Iemi, estima que essa categoria crescerá em torno de 4% neste ano, enquanto o mercado de moda como um todo aumentará 3,6% em volume de vendas.
Fonte: Valor Econômico