O cenário desafiador da economia brasileira está ficando para trás. A confiança dos consumidores deve melhorar após o 2º turno da eleição, animando-os para a Black Friday e o Natal, diz o diretor financeiro e de relações com investidores das Lojas Renner, Laurence Gomes. Mesmo com os clientes ainda desconfiados com o rumo do país, a varejista de obteve receita líquida 11,3% maior no terceiro trimestre, de R$ 1,9 bilhão, superando estimativas dos analistas.
Esse cenário leva a companhia a projetar neste trimestre expansão das vendas nas mesmas lojas – abertas há mais de 12 meses -, em linha com o mesmo período de 2017, quando houve alta de 8,7%. No fim de setembro, o indicador avançou 6,9%, uma retração de 6,5 pontos percentuais ante um ano atrás. No momento, os sinais são positivos, considerando que a coleção primavera-verão está sendo bem aceita pelo público. “O período começou bem, mas ainda é cedo para falar sobre desempenho”, disse o executivo ao Valor.
Gomes afirmou que a Renner está “otimista com moderação” para o período mais aquecido em vendas. “O Natal deverá ser bom, mas nada exuberante. Também nos preparamos para a Black Friday [que ocorre no fim de novembro] com bastante antecedência”. Pertencentes à Renner, as marcas Camicado, Youcom e Ashua, disse ele, estão preparadas para crescer.
O orçamento para 2019 ainda está sendo definido, mas as expectativas com a economia estão em linha com as do mercado. O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) na última segunda-feira indicou que o PIB deve crescer 2,49% no próximo ano. “Acredito em um ano com crescimento econômico. Isso será possível devido à inflação e à taxa básica de juros em patamares baixos. Entretanto, há o desafio para retomada dos investimentos e a melhora do nível de desemprego, que indicou melhora em setembro”, observou Gomes.
Entre as premissas para o próximo ano está o avanço da digitalização. Os clientes que compram no site da Renner, por exemplo, conseguem retirar os produtos nas 340 lojas. Segundo o executivo, um grande número de consumidores está optando por retirar o pedido nos estabelecimentos, situação que acaba gerando venda adicional. Em poucos meses de operação, o tíquete e a frequência desses clientes são maiores quando comparados com os demais. O plano está evoluindo nas bandeiras Youcom e Camicado. A recém-lançada Ashua, que possui apenas três unidades, já é multicanal.
Gomes informou que a sucessão do presidente José Galló está próxima de ser definido. “O mandato do Galló foi estendido até abril de 2019, quando acontecerá a assembleia geral ordinária”, observou.
Sobre os resultados financeiros do trimestre, a empresa reportou lucro líquido de R$ 194,2 milhões, alta de 38,4% em base anual. O resultado veio acima da média de R$ 155,8 milhões, feita com seis instituições financeiras. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado total totalizou R$ 347 milhões, crescimento de 15,9%, superando também as previsões.
A Renner conseguiu expandir a margem bruta, em 0,4 ponto percentual, para 54,3%, devido à estratégia comercial. Laurence Gomes destacou o controle de despesas feito, mesmo em momento de transformação digital da empresa.
Fonte: Valor Econômico