Por Daniela Braun | A rede varejista de moda Lojas Renner está investindo R$ 40 milhões em tecnologia, até o fim deste ano, para digitalizar o processo de criação e produção de coleções.
O investimento, iniciado em 2021, contempla o uso do software de modelagem digital tridimensional CLO 3D, desenvolvido pela empresa sul-coreana CLO Virtual Fashion, que também é usado em coleções de marcas como Adidas, Hugo Boss, Levi’s e Mattel.
Para ampliar o processo de digitalização, a empresa está capacitando 180 profissionais de 100 fornecedores no uso do CLO 3D para a criação de roupas de forma digital.
Segundo a varejista, que já utiliza a ferramenta nas etapas de criação, planejamento e análise de determinadas coleções, além de reduzir o volume de amostras físicas na criação, o software traz agilidade aos lançamentos.
Atualmente, 40% dos produtos femininos da linha de moda esportiva da Renner são criados de forma totalmente virtual. Nesta linha, a empresa informa que a tecnologia tridimensional reduziu 25% do tempo de chegada dos produtos às lojas e eliminou metade das amostras físicas.
Recentemente, a empresa começou a aplicar a modelagem 3D na linha de roupas casuais da coleção masculina.
Fonte: Valor Econômico