Com 24 mil colaboradores em todo o Brasil, a Lojas Renner tem 65% de seus cargos composto por mulheres
“Nas Lojas Renner, não há como dissociar o feminino do negócio: a mulher representa 80% do nosso público-alvo. Desde que estou na empresa, há quase três décadas, o mundo da moda gira essencialmente em torno dela. Sendo nosso propósito encantar, o foco é a mulher”, afirma Clarice Martins Costa, diretora de recursos humanos das Lojas Renner.
Os números e ações corporativas espelham essa realidade com eloquência: com 24 mil colaboradores em todo o Brasil, a empresa conta com um quadro de funcionários majoritariamente composto por mulheres: 65% do total. Seis de cada dez cargos de liderança (65%) são preenchidos por elas contra 59% em 2016. Metade dos postos ocupados por altos executivos lhes pertence.
Ao lado desse organograma, existe na Renner uma verdadeira locomotiva azeitada para promover o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil: o Instituto Lojas Renner.
Fundado em 2008, destina-se a desenvolver e apoiar ações que garantam a empregabilidade e a geração de renda nas áreas de produção, matéria-prima, varejo e pós-consumo. “São cerca de 875 projetos espalhados por todo o país, beneficiando 205 mil pessoas, desde a criação”, afirma Clarice. “Ao todo, o aporte de recursos ultrapassa R$ 66 milhões, provenientes de verbas repassadas pela varejista e de leis de incentivo fiscal. Somente em 2019, foram alocados R$ 9,9 milhões em 75 projetos envolvendo 11.200 pessoas.”
O primeiro surgiu em 2018, visando a formação técnica de mulheres em algum dos elos da cadeia de valor da moda e a capacitação em gestão e empreendedorismo. Atualmente, diz Clarice, o Empreendedoras da Moda está implementado em seis cidades de quatro Estados brasileiros – Porto Alegre (RS), Florianópolis e Pomerode (SC), Nova Friburgo e Petrópolis (RJ) e Jacareí (SP) – e já beneficiou 650 mulheres. Além da criação, ampliação ou profissionalização de negócios no setor, a iniciativa oferece a habilitação técnica em costura, de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras.
Um dos desdobramentos desse projeto é a Agência Compromisso, negócio social implantado nas vizinhanças da sede da Renner, no bairro de Bom Jesus, na capital do Rio Grande do Sul. Objetivo: “empoderar a comunidade do bairro por meio da inclusão no mercado de trabalho da indústria da moda”. Para tanto, a Agência Compromisso começou a montar um banco de dados com os moradores do entorno interessados em atuar como modelos fotográficos e de prova. Ao todo, mais de 250 perfis são hoje empreendedores locais graças a esta articulação de recursos e parcerias.
Outra ação corporativa da Renner é o Empoderando Refugiadas, que desde 2016 oferece formação profissional a exiladas provenientes de países como Angola, Congo, Nigéria, Haiti e Venezuela. Em operação em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Boa Vista, a iniciativa foi idealizada para habilitar essas mulheres a entrarem no mercado de trabalho mediante conclusão de duas modalidades de curso: atendimento e vendas para o varejo e modelagem e costura. A formação contempla o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, como autoconfiança, trabalho em equipe, saúde e segurança no trabalho, e questões relacionadas à cultura brasileira, além de promover visitas às lojas para conhecer a rotina do varejo nacional.
Fonte: Valor Econômico