Vivemos nos últimos dez anos a chamada “década de ouro do varejo” onde a nova classe C (54% da população brasileira) pôde vivenciar o acesso aos bens de consumo e ter sua qualidade de vida melhorada sensivelmente, assim os consumidores de tornaram mais informados e exigentes.
Atualmente vivemos um novo cenário, estamos iniciando “A DÉCADA DA REINVENÇÃO DO VAREJO”, tudo que aprendemos até agora será posto à prova pelos consumidores.
A grande pergunta do varejo é “Como promover uma experiência de compra relevante e fechar a conta no final do mês?”.
A grande pergunta da indústria é “Onde estão os melhores canais de distribuição dos produtos e soluções, uma vez que o consumidor não conhece 10% do portfólio dos produtos e soluções desenvolvidos pela indústria?”.
A terceira grande pergunta é ”quanto tempo demora? ”
Este momento é perfeito para iniciar um trabalho de integração de conhecimento de varejo, para criar varejos que sejam os melhores canais de distribuição dos produtos e serviços das indústrias.
Idealmente os passos que vou discorrer abaixo devem ser revisitados integralmente a cada 5 anos.
Primeiramente devemos rever o Branding, investigar todos os pontos de contados da marca com os consumidores, e através do “design thinking” poderemos mensurar as oportunidades para atender os anseios dos consumidores.
Passamos ao Planejamento Estratégico onde será planificado como Cristalizar o Posicionamento e Proposta de Valor da Marca, Marketing e Comunicação, Estratégia de Sortimento e Gestão de Categorias, Precificação, Capital Humano e Modelos de Gestão, Cadeia de Suprimento e Logística, Processos, Tecnologia e Ativação Digital, Estratégia de Canais, Localização e Expansão Geodemográfica.
Com este manancial de informações podemos estar seguros de desenvolver um projeto Conceito de Reposicionamento Estratégico que irá ter uma visão holística sobre o negócio, e promoverá a cristalização da estratégia comercial criada, assim este projeto deve integrar as disciplinas de Arquitetura de Varejo, Visual Merchandising, Comunicação Visual e Design de Equipamentos.
O grande risco de um projeto desta envergadura é no momento da implantação, onde o varejista não dispõe de equipe para promover a implantação do projeto, por isso uma gestão de apoio à implementação é tão importante “Hands On “, todos colocam a mão na massa para implantar e acompanhar os resultados permitindo através de KPI’s (índices de performance da loja) mensurar , corrigir e melhorar as estratégias, antes de replicar o modelo.
Assim as três perguntas acima têm uma interligação incrível, o varejista conseguirá promover na loja física e na loja digital uma fusão promovendo a loja FIGITAL, atendendo e integrando os multicanais de contato dos consumidores modernos, promovendo uma experiência de compra relevante, modular e flexível, replicável, comercialmente adequada, aconchegante e focada nos anseios dos consumidores e que ficará gravada na memória afetiva.
A indústria terá encontrado seu canal de distribuição através deste varejista que se reposiciona, hipervaloriza e aumenta a percepção do portfólio de produtos e serviços.
Tudo isso pode ser feito em nove meses, mas alguns nascem prematuros!
Sucesso a todos e que venham as grandes oportunidades!
Por Julio Takano, Fundador e CEO da Kawahara