Varejistas buscam sociedades ou criação de iniciativas internas para fomentar inovação
Nos últimos anos, as startups vêm se tornando protagonistas tanto em crescimento quanto na capacidade de trazer soluções para o mundo. Elas entraram na mira de diversas empresas, que compram suas operações com a expectativa de crescer fatias no mercado ou solucionar uma demanda reprimida dentro de casa.
Não tem sido diferente no setor de supermercado, que enxerga nessas jovens empresas a possibilidade de trazer algo novo ao cenário e ganhar competitividade. As grandes redes vêm investindo de diversas formas para fomentar a inovação das startups, como no caso do Carrefour.
Carrefour lança incubadora com foco em intraempreendedorismo
A rede francesa tem uma meta ousada de se tornar líder de vendas de alimentos no mundo até 2022 e, para isso, depende bastante de sua operação no Brasil – uma das maiores da companhia. Por isso, em 2019 a rede criou o Carrefour eBusiness Brasil (CeBB) para acelerar a Transformação Digital do grupo e se aproximar das startups.
Recentemente, a divisão financeira da empresa (Banco Carrefour) lançou uma incubadora para fomentar o intraempreendedorismo – convidando os próprios colaboradores do Carrefour a participar do projeto para criar soluções inovadoras e, ao fim, receber um aporte da instituição, que passa a ser investidora ou cliente da startup criada.
Grupo Shibata mira em startup de incentivo e criptomoedas
Também com foco em trazer inovação e abrir margem de competitividade, o Grupo Shibata fez um movimento ousado ao realizar um aporte de R$ 15 milhões para a startup Wiboo. A rede de supermercados, original de Mogi das Cruzes, agora é sócia da plataforma de engajamento online responsável por criar a primeira criptomoeda brasileira, a Wibx.
O investimento será empregado para ampliar a participação da Wiboo no varejo, a contratação de novos colaboradores e, principalmente, alavancar o desenvolvimento de soluções com foco em Inteligência Artificial e segurança digital para prevenção de fraudes.
Pão de Açúcar aposta em novos canais, inclusive marketplace
Desde 2018, o GPA vem se aproximando do universo das startups para o desenvolvimento de novos produtos digitais. O grupo abriu neste mesmo ano o GPA Lab, um centro de inovação e transformação digital para fomentar novas ideias. Ao final de 2018, a empresa adquiriu a startup de entregas James Delivery para ampliar a participação da startup no mercado nacional em localidades onde o GPA está presente.
Nesta última semana, a empresa encerrou esta parceria de exclusividade com o James Delivery e ampliou o leque de canais digitais com o anúncio da entrada no setor de marketplaces via Mercado Livre. O grupo procura aumentar os pontos de contatos com os clientes na web para melhorar os resultados do primeiro trimestre de 2021 e para isso, aumentou o número de plataformas onde as bandeiras Pão de Açúcar e Extra estão presentes.
Além do Mercado Livre, o grupo estreou suas lojas no Cornershop, Rappi e iFood, e até o final do ano planeja chegar ao Supermercado Now, startup pioneira em supermercado online comprada em 2020 pela B2W.
Fonte: Apas