Ampliação do uso da tecnologia dá às varejistas ligadas à Febrafar a possibilidade de criar ofertas e promoções sob medida
A estratégia de conhecer os hábitos dos clientes para oferecer a cada um deles as promoções mais tentadoras, introduzida no Brasil pelos supermercados Pão de Açúcar, também vem turbinando as vendas nas farmácias brasileiras. A Febrafar, associação que reúne mais de 40 redes de farmácias no país, usa uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela Stefanini Inspiring para descobrir os produtos mais interessantes para cada consumidor.
Alimentada pelo histórico de compras, a plataforma se propõe a criar ofertas e promoções sob medida. O sistema vem sendo refinado há quatro anos e agora atingiu velocidade de cruzeiro.
As associadas da Febrafar já impactaram 65 milhões de pessoas com campanhas de cupons, descontos e programas de fidelidade. As farmácias oferecem resgate de prêmios nas lojas. “Tecnologia é importante, mas o diferencial está no conhecimento do negócio”, destaca João Mota, CEO da Stefanini Inspiring. Nada é de graça na internet — a moeda de troca são os dados dos clientes.
Mota concorda e diz que transparência, confiabilidade e sigilo das informações são essenciais. “Como ninguém lê os termos jurídicos de proteção e privacidade, traduzimos de forma gráfica como os dados são usados e o retorno que o cliente pode receber em troca de suas informações de consumo”, diz o executivo.
Fonte: Época Negócios