Prova da expansão do mercado premium de cosméticos é que marcas importadas vêm ampliando a presença no Brasil. A Sephora é um exemplo. A rede chegou ao Brasil em 2012, com uma loja no templo de luxo JK Iguatemi, em São Paulo. Hoje, a varejista já tem 23 lojas e sete pop-up stores, e está presente em sete estados e no Distrito Federal, além disso, o e-commerce cobre todo o território nacional.
Há ainda outras iniciativas, como o lançamento da L’Occitane au Brésil, linha de produtos com lojas específicas que usam como base itens tipicamente brasileiros, em 2013. Foi a primeira vez que a tradicional marca francesa L’Occitane desenvolveu um portfólio específico para um país. Isso é devido, principalmente, ao sucesso de vendas de cosméticos e produtos de beleza do Brasil. O mesmo vale para a rede de spas da marca, inaugurada por aqui e que serviu de inspiração para os franceses criarem uma divisão exclusiva para o segmento na matriz, expandindo a ideia para outros países.
A brasileira Natura também tem fortalecido seu posicionamento no segmento premium. Cosméticos e itens de cuidados com o corpo têm sido periodicamente contempladas com lançamentos de itens de maior valor e com alta tecnologia empenhada. É o caso da nova linha de maquiagens chamada Una. A perfumaria é outro foco para este ano, com lançamentos de fragrâncias.
Fonte: Época Negócios