Rede de supermercados prepara loja em Campinas com mais área para perecíveis e carrinhos de compra inteligentes
Por Redação
Presente em cinco cidades do interior de São Paulo, o Grupo Enxuto planeja, para o segundo semestre deste ano, 10 novas unidades da bandeira Enxuto Aqui em condomínios, além de um supermercado com novo conceito. “Vamos investir R$ 25 milhões na nossa primeira loja conceito, que será em Campinas (SP) e abrirá no último trimestre”, revela Bruno Bragancini, presidente do Grupo Enxuto, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Entre os destaques do espaço, estão o conceito fresh, com aumento da área de perecíveis, e os carrinhos inteligentes. “Serão 15 carrinhos, que estão em fase de desenvolvimento. Eles terão scanners, para o consumidor registrar o produto antes de colocar no carrinho, e câmeras, que verificarão se o item adicionado à compra é o mesmo identificado no scanner”, complementa.
Expansão em Condomínios
Desde 2018, os condomínios viraram o principal pilar da estratégia de expansão do Grupo Enxuto, que possui seis supermercados e 14 lojas do Enxuto Aqui. “Já abrimos seis pontos e, com as 10 novas lojas, fecharemos o ano com 24 unidades desta bandeira, sendo três de rua e 21 em condomínios. Chamamos o formato de super proximidade, porque os clientes se sentem proprietários da loja e isso gera uma maior fidelização do que as operações de rua.” Os contêineres comercializam de 900 a 1.000 SKUs, com abastecimento diário feito pelos supermercados da rede, e disponibilizam serviço de clique e retire para compras online. Até 2025, a meta é alcançar 77 lojas do Enxuto Aqui e abrir mais dois supermercados. Outro foco do Enxuto é a marca própria, que ultrapassará 200 SKUs até dezembro, com destaque para as áreas de açougue, FLV e rotisseria.
Operação Híbrida
Em junho, a rede implementou, pela primeira vez, um modelo de atendimento híbrido em uma loja. Além da presença de um colaborador durante o dia, o espaço conta com tecnologias de autoatendimento para viabilizar seu funcionamento 24 horas. “A intenção é fazer o rollout para todas as unidades do Enxuto Aqui e, depois, abrir lojas já seguindo este formato”, antecipa Bruno. Com crescimento nominal de 9% em 2020, o Grupo prevê que seu faturamento suba de 4% a 5% este ano – variação menor, devido à queda nas rendas das famílias. “Os supermercados representam cerca de 92% do negócio, enquanto o Enxuto Aqui tem 3,5% de participação e o e-commerce varia de 3,5% a 5%.” O canal online do Enxuto dispõe de parceria com aplicativos e terá, em 60 dias, um serviço de delivery próprio. “Pretendemos investir bastante em tecnologia e CRM e, no final deste mês, também lançaremos um aplicativo para o e-commerce”, finaliza o presidente.
Fonte: GiroNews