Com o resultado da seção de biscoitos aquém do esperado, a rede Araújo, com 10 lojas em Rio Branco (AC), decidiu investir no gerenciamento por categoria. Com início em janeiro deste ano na filial de Tangará, o piloto foi finalizado em março. “Escolhemos essa unidade pelo sortimento amplo. Além disso, a seção já contava com espaço extra, que se parece muito com uma bomboniere”, conta Rozeane Moreira, gerente de GC. O resultado veio rápido. Em abril, as vendas tinham avançado 11% em volume e 21,4% em valor na comparação com abril de 2015. Já a lucratividade subiu 63%.
Gerenciamento por categorias
Com 10 lojas, a rede Araújo (AC) conseguiu aumentar as vendas de biscoitos utilizando o GC. O projeto, coordenado por Rozeane Moreira, começou no início deste ano em uma das filiais e já foi replicado em todas as unidades
Segundo a gerente, o projeto, que já foi replicado nas outras nove lojas, recebeu investimento de cerca de R$ 100 mil. “Contratamos uma consultoria especializada em GC. Com isso, tivemos acesso a um programa online que nos proporcionou maior precisão no trabalho”, afirma. A solução permitiu compilar dados do projeto-piloto, definir planogramas de exposição e fazer segmentação do GC loja a loja, respeitando o hábito do cliente.
A iniciativa também contou com apoio dos principais fornecedores de biscoitos, que compartilharam dados de mercado. Foi realizado ainda ajuste de mix, priorizando itens de maior valor agregado. Na loja de Tangará, cerca de 90 SKUs foram excluídos. Com baixo giro, eles representavam menos de 3% do volume. Ocorreram ainda inclusões, como a de uma marca especializada em linhas saudáveis e outra em cookies. Embalagens econômicas também ganharam maior espaço. A loja-piloto oferece cerca de 410 SKUs na seção. Antes operava com aproximadamente 500.
Já a exposição, que era por marca, passou a ser por tipo de biscoito. O corredor agora é “aberto“ com as versões mais rentáveis. “As frentes também foram ajustadas conforme potencial e giro”, diz Rozeane. Graças a todos os ajustes, a rede diminuiu o nível de estoque em loja. Ao analisar as margens de biscoitos, a equipe de GC percebeu que os preços na loja-piloto estavam defasados em relação aos do mercado, o que exigiu um alinhamento. A iniciativa também ajudou a elevar a rentabilidade da categoria. A ideia agora é replicar o GC nas principais áreas. As próximas serão as de pet e de alimentos saudáveis.