O slogan “Você tem seu estilo, a Renner tem todos”, adotado pela maior rede varejista de moda do País em faturamento, é bem mais amplo do que se pode imaginar. O princípio também se aplica à gestão de pessoas, e não pode ser mais apropriado: o time de colaboradores da empresa é formado por 17 mil pessoas em mais de 350 operações em cinco regiões do País. “Precisamos observar a diversidade de ser e de viver de cada um, por isso é necessário perceber as peculiaridades de cada local onde atuamos”, destaca a diretora de Recursos Humanos da Lojas Renner, Clarice Martins Costa. Para colocar em prática a cultura corporativa da companhia, voltada ao encantamento para superar as expectativas dos clientes, é preciso manter a equipe sempre motivada.
Clarice, que é formada em Psicologia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, considera estratégica a aproximação da área de recursos humanos com os colaboradores, e afirma que o comprometimento e a atuação integrada do time têm contribuído de forma decisiva para a obtenção de resultados consistentes.
JC Empresas & Negócios – O ano de 2015 foi de resultados ruins para o varejo em geral, mas a Lojas Renner obteve crescimento de 17,4% na receita líquida de vendas de mercadorias em relação a 2014. Ao que se deve esse resultado?
Clarice Martins Costa – Em 2015, a receita líquida das vendas de mercadorias da Lojas Renner apresentou crescimento de 17,4%, totalizando R$ 5,451 bilhões e vendas em mesmas lojas de 10,8% em relação ao período anterior, o que reflete os efeitos de ganhos constantes de participação de mercado ao longo do ano. As melhorias implementadas em produto, em termos de qualidade e componente de moda, e a nova exposição dos itens em lojas combinada com as iniciativas implementadas para uma melhor experiência de compras permitiram à companhia, mesmo diante do cenário econômico atual, apresentar crescimento superior ao do mercado. Sabemos que 2016 será desafiador e, para isso, vamos continuar buscando oportunidades de aumentar nossa participação em um mercado em processo de consolidação e com níveis ainda altos de informalidade. Em 2016, a previsão de investimento é de R$ 550 milhões, com a inauguração de 25 lojas no Brasil, além da remodelação de algumas unidades e de investimentos em TI e sistemas, além de logística.
Empresas & Negócios – De que forma a Diretoria de Recursos Humanos da Renner atua para a obtenção desses resultados?
Clarice – O setor de recursos humanos tem que conhecer profundamente o time de colaboradores. Por isso, apostamos em muita proximidade e muita conversa com foco na reciprocidade: ouvimos e conversamos sobre o que pode ser feito e de que forma podemos ajudar a empresa a crescer. É preciso entender que pessoas motivadas trazem resultados excepcionais para as empresas.
Empresas & Negócios – Como gerir uma equipe de 17 mil colaboradores com características específicas de cada localidade?
Clarice – Apostamos na política de diversidade, pois ela é muito importante. Para se ter uma ideia, 56% dos cargos executivos da companhia são ocupados por mulheres. Para a Lojas Renner, o valor está nas pessoas. Por isso, trabalhamos de forma a mostrar que elas têm espaço na companhia, desde sugestões que otimizem o trabalho até a possibilidade de promoções via plano de carreira. É como diz o nosso slogan: Cada um tem seu estilo, a Renner tem todos. O efeito positivo dessas ações tem sido confirmado pelas pesquisas anuais de clima. O Índice de Engajamento Renner chegou a 87%, superior ao índice de engajamento médio do varejo mundial de 62% e ao índice de engajamento médio do varejo de moda mundial, que é de 71%.
Empresas & Negócios – Para manter um atendimento de qualidade, o que é necessário para que a equipe se mantenha motivada, em especial em períodos de vendas baixas?
Clarice – No ano passado, quando percebemos os primeiros reflexos da crise, aprofundamos a relação de transparência com os colaboradores para que, juntos, pudéssemos traçar estratégias para enfrentar a turbulência. Falamos que era um momento difícil, que seria preciso encantar ainda mais os clientes e continuar trabalhando com alto astral e um clima positivo para vendas. A comunicação transparente e o envolvimento da equipe para trazer sugestões e trocar ideias é uma forma de atravessar os desafios e identificar as oportunidades de simplificação de processos e de desenvolvimento organizacional.
Empresas & Negócios – O varejo é um dos setores que mais sofre com o turnover. Como está este indicador na Renner?
Clarice – O varejo, em geral, trabalha com alta rotatividade, e nossa meta é atuar para sempre reduzir esses índices. É um movimento que existe e faz parte da realidade das empresas. No entanto, investimos para que as pessoas fiquem na empresa. Os talentos trazem retorno, vale a pena o esforço para mantê-los no quadro.
Empresas & Negócios – De que forma os colaboradores participam dos processos de decisão?
Clarice – Temos campanhas internas constantes para colher sugestões do que agregar valor dentro da companhia. Isso vai desde a economia de copos plásticos, passando por sugestões para o portfólio de produtos até a questão da sustentabilidade. Ou seja, engloba todas as esferas da gestão.