Realidade Aumentada – O conceito de omnichannel vem sendo estudado no Marketing para que as ações feitas no ponto de venda sejam cada vez mais eficientes e com uma troca de informações mais ágil. O uso do smartphone no momento da compra já é algo intrínseco aos consumidores que, empoderados, buscam ofertas mais em conta e conteúdo sobre o que deseja adquirir. O aparelho, no entanto, ganhará novos contornos para as campanhas de ponto de venda com a chegada da realidade aumentada às grandes massas.
O desafio está em oferecer inovações que façam com que essa ferramenta consiga ser uma aliada e ajudar a vender. Muito mais do que criar aplicativos, gerar uma interação da marca com o consumidor deve ser a premissa entre aquelas que desejam utilizar essa estratégia. Ainda que o orçamento para projetos de tecnologia no Marketing seja curto, a utilização de modelos já implantados pode tornar viável que uma empresa de médio porte, por exemplo, tenha sua própria ação com soluções 3D.
Basta um pouco de pesquisa e conhecimento do seu público para saber em que tipo de ativação o target mais se identificará. “O Brasil é um celeiro de boas ideias na área de computação. Desenhar e elaborar algo do zero é custoso, mas permite uma exclusividade. Existem formatos que conseguem ser moldados a diferentes clientes e levam menos tempo. O fundamental é criar algo que some à venda e não apenas seja divertido. É preciso fazer com que haja desejo de usar a ferramenta, porque ela se tornará importante”, conta Alberto Raposo, Professor do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).