Por Cesar Ferro | Para fortalecer sua agenda ESG, a RaiaDrogasil contratou quatro startups para solucionar dores ligadas às suas metas de governança e sustentabilidade até 2030. E as primeiras novidades começam a chegar.
Com exclusividade, o Panorama Farmacêutico recebeu a informação de que a varejista contará com carros elétricos em seu Centro de Distribuição e também utilizará uma solução baseada em inteligência artificial para a coleta de resíduos.
Essa não é a primeira vez que a varejista investe em carros elétricos, uma vez que conta com uma frota de caminhões elétricos em São Paulo e Paraná, além motos, bicicletas e tuk tuk para delivery.
O projeto, que ainda é um piloto, conta também com consultoria para a gestão de emissões de carbono em ares-condicionados e uma solução para reciclagem de resíduos junto a cooperativas.
Agenda ESG teve auxílio da Quintessa
A aceleradora de impacto Quintessa foi quem fez o meio de campo entre a RaiaDrogasil e as startups que estão auxiliando no processo que une modernização e sustentabilidade.
A companhia escolheu quatro projetos inovadores dentre 78 startups que se inscreveram para a primeira seleção.
Nova fase começou em dezembro
Depois do processo de seleção, as startups tiveram dois meses para planejar os pilotos, que começaram a ser postos em prática no último mês de dezembro. Aquelas soluções que se mostrarem viáveis e eficazes serão adotadas em larga escala.
“Para essa primeira edição, selecionamos três desafios que são prioridade dentro de nosso compromisso até 2030: descarbonização, embalagens ecoeficientes e sustentabilidade na fidelização do cliente”, explica a gerente de negócios de impacto da RaiaDrogasil, Bruna Lima.
Para tal, a varejista convocou a ajuda da Eco Suporte (gestão de emissões de carbono), Hitech Eletric (produtora e vendedora de carros elétricos), Ecoloops (fabricante de coletoras de resíduo com IA) e a iWrc (desenvolvedora de soluções para gestão de resíduos e economia circular).
Rede investiu em capacitação interna
O mês de dezembro foi movimentado na RaiaDrogasil, uma vez que a empresa também anunciou a criação de sua própria graduação para farmacêuticos.
A companhia vê na iniciativa uma forma de abastecer suas quase três mil lojas com profissionais qualificados.
O curso terá foco na prestação de serviços aos clientes e é destinado ao público interno. Ao menos 60% das aulas serão presenciais e, a primeira turma contará com 200 vagas e aulas previstas para começar em fevereiro.
Para desenvolver a graduação, a companhia contou com a parceria da P15 Educação e Unifia (Centro Educacional Amparense).
As mensalidades custarão cerca de R$ 600, dos quais o aluno desembolsará R$ 250 e a rede arcará com o restante.
Fonte: Panorama Farmacêutico