A vertical Turbo, lançada em 2021, apresentou crescimento de mais de 900% entre agosto e dezembro, revela Mariam Topeshashvili, diretora de Dark Stores no Rappi Brasil
Por Bruna Soares
Das gôndolas dos supermercados para prateleiras de dark stores próprias. Essa é a estratégia do aplicativo Rappi para fazer entregas em até 10 minutos. A vertical Turbo, lançada em 2021, apresentou crescimento de mais de 900% entre agosto e dezembro, revela Mariam Topeshashvili, diretora de Dark Stores no Rappi Brasil, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. “Vamos expandir para mais cinco praças nesse semestre. Também estamos começando a trabalhar a personalização do mix por loja. Até então, o sortimento varia de acordo com a cidade”, antecipa a executiva, que está à frente do Turbo desde sua criação. Atualmente, são mais de 120 dark stores em 13 cidades. “As principais praças são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.”
Serviço Complementar ao Varejo
O Rappi Turbo foi criado a partir da aquisição, em 2020, da Avocado, que oferecia entregas em 30 minutos a partir de dark stores, tendo mães como público-alvo. As dark stores têm em torno de 1.200 SKUs considerados essenciais pelo aplicativo, fundamentado em dados que já tem em sua base. “Os produtos mais pedidos são limão, banana, Coca-Cola e água com gás”, explica Mariam. Segundo a executiva, a vertical é vista como um serviço adicional às entregas que o aplicativo faz em parceria com varejistas. “É uma compra complementar, de produtos para consumo imediato, por unidade. Por isso, não tem canibalização com os supermercados. Existe espaço para os dois serviços. Tanto é que oferecemos ambos na mesma plataforma”, complementa.
Tecnologia Agiliza Entrega
A operação do Rappi Turbo é otimizada com tecnologia picking and packing, pela qual o pedido aparece no sistema com nome do produto, foto e sua localização no espaço da loja. “As entregas são feitas em um raio de aproximadamente 2 km. Há produtos que compramos diretamente da indústria, principalmente de bebidas, além de distribuidores e varejistas. Temos parceria com as redes Mambo, St. Marche e Santa Luiza, em São Paulo, Festval, no Paraná, e Zona Sul, no Rio de Janeiro.” A proposta é aumentar o raio de entrega de produtos que essas redes oferecem, além de disponibilizar um sortimento premium, afirma a diretora. “Queremos entregar em cada vez menos tempo, independente da vertical.” O tempo de entrega recorde já registrado foi de 1 minuto e 53 segundos, em um prédio vizinho à dark store.
Fonte: GiroNews