O aplicativo de delivery Rappi tem obtido avanços notórios desde que desembarcou no Brasil, há um ano e meio. A empresa atua em várias frentes, mas vê grande potencial no varejo, onde já conta com mais de 100 parceiros, entre supermercados, farmácias e lojas especializadas. Eduardo Sodero, diretor da Rappi no Brasil, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, destaca as vantagens específicas aos supermercados. “Além de oferecer mais um canal de venda, alinhando-se ao conceito omnichannel, os parceiros ganham outros benefícios, como relatório com informações precisas de estoque para evitar rupturas e auxiliar no processo de reposição de gôndola”, conta.
De acordo com Sodero, as categorias mais pedidas através do aplicativo são: hortifrúti, bebidas, incluindo alcoólicas, carnes e vinhos. O preço é o mesmo praticado nas lojas físicas com inserção do valor da taxa de entrega.
A Importância do Shopper
Um dos grandes impactos do Rappi no varejo é a mudança no conceito de shopper dentro da loja que o mercado se habituou nas últimas décadas. Os clientes da Rappi contam com um personal shopper dentro dos supermercados para realizar as compras. Ao receber os pedidos no smartphone, o shopper realiza a separação dos produtos que os clientes solicitaram via aplicativo, passa no caixa e leva para o cliente. Em tempo real, o profissional ainda consegue interagir com o consumidor, caso não encontre algum item ou marca solicitada. “Certamente esse tipo de serviço de vendas online em supermercados é uma tendência. Enquanto o percentual chega a 20% na China e 10% em países da Europa como o Reino Unido, no Brasil esse percentual chega a 1%. Só por esse aspecto, a gente vê a oportunidade que temos e o grande potencial das vendas por aplicativo”, complementa Sodero.
Parcerias e Case
Em abril deste ano, o Grupo Carrefour firmou parceria com a Rappi, para a venda e entrega de itens alimentares. Ao todo, são duas modalidades oferecidas pelo serviço: “express”, com entrega em até 35 minutos, e “supermercados”, para entrega em até uma hora. Já em maio, a rede carioca Supermercados Mundial registrou crescimento de 179% em vendas com o aplicativo de entregas Rappi. A parceria, anunciada no início deste ano, foi implementada na unidade Jardim Oceânico, localizada na Barra da Tijuca.
Fonte: GiroNews