Por Adriana Mattos | A Raia Drogasil vai voltar a acelerar aberturas em São Paulo, após ter “parado” um pouco as inaugurações, disse a diretoria nesta quarta-feira.
“Expansões têm caráter cíclico, a gente faz, faz e depois para e espera, para respirar. Em São Paulo deixamos assim, e respiramos muito, então, estamos voltando”, disse Eugenio De Zagottis, vice-presidente de relações com investidores e novos negócios.
Segundo ele, a taxa interna de retorno em São Paulo cresce muito porque o mercado vai bem, a demanda cresceu, e isso vem ocorrendo num cenário de oferta de lojas controlada pela RD e pela Drogaria São Paulo.
“Nós e a Drogaria São Paulo crescemos sem fazer loucuras aqui, e temos uma barreira monstruosa. São Paulo é um mercado excepcional para a gente, mas para o resto é Sibéria, os outros se perdem porque é uma competição com os dois maiores do país e os dois jogando em casa”, disse o executivo.
“Houve aventuras em São Paulo, teve a Extrafarma e outras tentando. Hoje temos menos valentes por aí e eles olham e pensam: ‘Vou para Nordeste, Centro Oeste, ou para São Paulo?’. A barreira aqui é do tamanho do mundo”, afirmou.
“Expansão de forasteiro em São Paulo é natimorta”, disse Zagottis.
O executivo reforçou que não vai mais voltar ao volume de inaugurações de 60 a 70 lojas ao ano no estado paulista, mas que se trata de um “ajuste”, frente ao fato que a rede ficou muito tempo sem aberturas.
Fonte: Valor Econômico