Companhia encerrou 2015 com fatia de mercado de 11 por cento, aumento de 1 ponto percentual frente ao ano anterior
A rede de drogarias Raia Drogasil vê a oportunidade de aumentar sua fatia de mercado em 2016, depois de ter apresentado um aumento de mais de 25% no lucro líquido no quarto trimestre do ano passado.
“Continuamos otimistas em relação a 2016. Acreditamos que a aceleração da nossa expansão (…) em um ambiente no qual vários concorrentes estão sofrendo, deve resultar em um crescimento robusto da receita e em ganhos de participação de mercado”, disse a empresa em seu relatório de resultados.
A companhia encerrou 2015 com fatia de mercado de 11%, aumento de um ponto percentual frente ao ano anterior.
Segundo a Raia Drogasil, as pressões inflacionárias e da aceleração de seu crescimento nas despesas com vendas “podem ser mitigadas pela diluição de despesas administrativas aliada a ganhos de eficiência, sobretudo no segundo semestre”.
A empresa adicionou que a expansão da margem bruta deverá compensar as pressões de despesas com vendas, permitindo manter margens similares às de 2015 e sustentar a expansão da margem no longo prazo.
A companhia informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de R$ 78,3 milhões no quarto trimestre, alta de 25,5% sobre o mesmo período um ano antes.
Na comparação com o terceiro trimestre, porém, houve queda de cerca de 7%. No ano, o lucro foi de R$ 341,7 milhões, ante R$ 223,4 milhões em 2015.
Segundo a empresa, por estar em um setor considerado defensivo, o ambiente econômico no Brasil não afetou sua demanda e capacidade de crescimento.
No ano passado, foram inauguradas 156 lojas, 11 a mais do que a projeção de 145 aberturas, tendo encerrado 15 pontos de venda. A empresa reiterou a projeção de 165 aberturas brutas em 2016 e 195 em 2017.
A Raia Drogasil encerrou o trimestre com receita líquida de R$ 2,5 bilhões, ante cerca de R$ 2 bilhões um ano antes.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado entre outubro e dezembro de 2015 foi de R$ 188,1 milhões, ante R$ 159,7 milhões no quarto trimestre de 2014.