Expansão orgânica e avanço dos canais digitais em todo o País ajudam a explicar o avanço da empresa nos últimos meses
Por Redação
Primeira rede do varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma, a Raia Drogasil ampliou a liderança em todas as regiões do país graças a uma receita bruta recorde no segundo trimestre. O faturamento somou R$ 6,2 bilhões, o que significou uma evolução de 32,3% sobre o mesmo período do ano anterior e 40,6% em relação ao intervalo de abril a junho de 2019.
A companhia também registrou R$ 232 milhões de lucro líquido, crescimento de 276% sobre o segundo trimestre de 2020. A participação nacional chegou a 14,1%, índice 1,1% superior ao do ano passado. O Centro-Oeste foi a região onde o share mais aumentou – a evolução de 2,6 pontos percentuais fez a rede atingir 16,9% de representatividade.
A Raia Drogasil também apresentou incrementos expressivos no Nordeste e no Norte, onde responde por 9,4% e 5,5% das vendas, respectivamente. Totaliza 9,3% do mercado no Sul e 9,7% nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os números de maior destaque estão em São Paulo – mais de 1/4 da receita do varejo farmacêutico (25,9%).
A expansão orgânica e a penetração nos canais digitais ajudam a explicar esse avanço territorial. Durante o segundo trimestre, a rede inaugurou 62 farmácias e encerrou atividades de apenas sete lojas, terminando o período com 2.374 pontos de venda, além de quatro unidades da 4Bio, que atua na comercialização de medicamentos de especialidades. A empresa segue assim seu plano de 240 aberturas por ano para 2021 e 2022.
As vendas online somam 8,9% do faturamento total, percentual recorde depois dos 7,7% do primeiro trimestre. Um dos estímulos para o crescimento foi o início das entregas motorizadas a partir de lojas em 405 cidades, o que corresponde a 93% dos municípios de atuação da Raia Drogasil e complementa os serviços de entrega de vizinhança e o Compre & Retire. Em dois anos, o número de downloads acumulados dos aplicativos superou 11,8 milhões, com cerca de 10% de conversão de vendas.
Como parte desse processo de expansão, o marketplace próprio da Droga Raia já dispõe de mais de 40 mil SKUs de aproximadamente 160 sellers. A companhia prepara agora a inclusão na plataforma dos PDVs da Drogasil
Produtos e serviços com maior ascensão
A categoria de OTC, sob o impulso de produtos como máscaras e vitaminas, cresceu 42,6%. Medicamentos de marca (32,7%) e genéricos (32,4%) também sobressaíram no período. A companhia consolidou-se ainda na prestação de serviços de saúde, com 1,9 milhão de testes da Covid-19 em todo o primeiro semestre e 108 mil vacinas contra o novo coronavírus, por meio de parcerias com prefeituras de 14 municípios.
Startups no radar da rede
A Raia Drogasil também redobra as apostas na sinergia com startups. O conselho de administração aprovou na última terça-feira, dia 10, a aquisição de 100% da Cuco Health. A empresa iniciou operações em 2016 e foi pioneira ao desenvolver uma plataforma digital para estimular a adesão aos tratamentos.
A startup apresentou suas soluções na seção de vídeos do Vitrine de Negócios. Em parceria com a Funcional Health Tech, ela desenvolveu o aplicativo Primeira Caixa. Por meio de um estoque virtual, médicos podem prescrever receitas aos seus pacientes após consultas de telemedicina. Estes, por sua, vez, só precisam apresentar o CPF para obter medicamentos em uma ampla rede de farmácias credenciada. Uma ideia simples e eficiente para estimular a adesão aos tratamentos, especialmente em tempos de pandemia.
Fonte: Panorama Farmacêutico