A Raia Drogasil (RD) planeja inaugurar 240 lojas em 2020, mesmo patamar deste ano. O número será alcançado principalmente com a aquisição da rival Onofre, que pertencia à americana CVS Health, que possuía 50 pontos de venda em São Paulo e Minas Gerais.
O diretor de relações com investidores, Eugênio De Zagottis, comentou que com as unidades da Onofre, convertidas para as marcas Drograsil e DrogaRaia, a empresa chegará à marca de 1.020 lojas em São Paulo.
No terceiro trimestre, a varejista inaugurou as duas primeiras lojas em Manaus (AM), levando a empresa a atuar em 23 Estados. Durante teleconferência com analistas, o diretor-presidente, Marcílio D‘Amico Pousada, acrescentou que a expansão para os quatro outros Estados do país dependerá da logística porque o volume de vendas nesses locais é menor.
A RD também inaugurou em outubro a loja de número 2.000, no Iguatemi São Paulo, cinco anos após a abertura da loja 1.000.
Centros de distribuição
A companhia também inaugurou três centros de distribuição entre julho e setembro. No Rio de Janeiro, o armazém em Barra Mansa foi fechado e outro aberto na Baixada Fluminense, que ajudará na economia de custos e tempo para abastecer as lojas.
Em São Paulo, a RD abriu um centro em Guarulhos e outro em Fortaleza (CE) para dar suporte à expansão no Nordeste, região onde a empresa iniciou a expansão há cinco anos e já atinge 241 lojas. Segundo Pousada, o armazém paulista ajudará na integração das lojas físicas com o comércio eletrônico. “As entregas dos pedidos on-line no Estado são feitos em quatro horas. Em algumas lojas, conseguimos entregar em uma hora.”
A integração da loja Onofre.com ajudará a RD a ser mais agressiva em preço e nas entregas. “Isso vai colaborar para números bons no futuro”, disse o presidente.
RD também encerrará até dezembro as operações do escritório e do centro de distribuição da rede Onofre, adquirida em julho deste ano. A RD levou 131 funcionários da Onofre que estavam no escritório para sua operação.
A RD enxerga ambiente favorável para a expansão da margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no decorrer do quarto trimestre deste ano. Pousad, disse que a expansão deve ser “razoável” e não “gigantesca”, se “o bom patamar de vendas for mantido”. No terceiro trimestre, o indicador ficou em 10,9%, estável em base anual. “Estamos indo atrás de participação de mercado com muita força”, afirmou o executivo em teleconferência com analistas sobre os resultados financeiros.
De Zagottis também disse que a margem bruta de 27,7% do trimestre pode ser considerado o novo patamar para a RD, com algumas oscilações. O indicador mede a rentabilidade sobre as vendas. De acordo com Pousada, o crescimento acima da inflação das lojas maduras, abertas há mais de 12 meses, dá “uma inércia positiva” para o futuro próximo. Entre julho e setembro, as vendas das unidades maduras avançaram 7,7%.
Fonte: Valor Econômico