Uma das datas mais importantes no calendário da rede de franquias quem disse, berenice? é o Dia do Beijo, comemorado no dia 13 de abril. Em meio à quarentena para minimizar a transmissão do novo coronavírus, todas as lojas próprias e franquias da marca estão fechadas e foi preciso pensar em uma forma de manter essa comunicação viva na mente do consumidor.
A empresa pertencente ao Grupo Boticário chegou à conclusão de que usaria a data para ajudar maquiadores autônomos, que também dependem das lojas abertas e estão sem renda no momento. “Resolvemos usar as nossas ferramentas de capilaridade e a força da marca para ajudar as pessoas a ter visibilidade e fazer negócios nesse momento”, explica a diretora de marketing e vendas da marca, Renata Gomide. De acordo com ela, o projeto começa agora, mas será permanente.
A dinâmica será feita via Instagram, no perfil @ApoieUmMaquiador, criado pela marca especificamente para essa ação e que, de acordo com a rede, já impactou mais de 7 milhões de pessoas. O perfil funcionará como um portfólio digital para conectar maquiadores a consumidores, que poderão conhecer o trabalho de cada um dos profissionais, e agendar os serviços conforme o que cada um oferece – desde aulas a serem feitas após a quarentena até conteúdos digitais de maquiagem e automaquiagem. O consumidor também pode pagar adiantado para serviços a serem feitos no futuro.
Os mais de 700 profissionais já cadastrados receberão uma ajuda de custo de R$ 120, que segundo a marca é equivalente a serviços de maquiagem realizados nas lojas pela própria quem disse, berenice?. O valor estimado para a ação foi de R$ 60 mil de recursos próprios e mais R$ 25 mil de doações de influenciadores parceiros.
Os influenciadores parceiros da rede optaram por doar ou reduzir o cachê que receberiam para que fosse destinado ao projeto. Entre os que participaram estão o maquiador Alê de Souza, que entra como padrinho, a cantora Luisa Sonza, o jornalista e apresentador Ikaro Kadoshi, as influenciadoras de beleza e estilo de vida Karen Bachini, Taciele Alcolea e Julia Tedesco, os maquiadores Savana Sá, Almanegrot e Lia Weiz, e a Escola Madre de maquiagem. Está nos planos da marca aumentar o número de maquiadores assistidos pelo auxílio.
Cada um dos maquiadores terá seu trabalho e contato divulgados em publicações no feed e em stories fixados, divididos por estado do Brasil, para facilitar a localização. O objetivo é divulgar 25 novos profissionais por dia. Para aumentar o alcance, a rede dividirá os custos de comunicação da própria marca com a ação e afirma que nenhum dos posts do perfil terá veiculação de anúncio de produtos próprios.
Renata diz que a ação é promovida pela marca e que, por enquanto, os franqueados não participam diretamente. No entanto, há iniciativas sendo feitas para que as lojas continuem a faturar, mesmo com as portas fechadas. “Lançamos recentemente o cupom online, que é uma operação de venda no site da marca. A vendedora faz a venda, a consumidora compra no site e parte do valor vai para a colaboradora”, diz.
Fonte: PEGN