Comodidade é principal motivo para a compra via smartphone
Os apps já começam a fazer parte do universo de consumo dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time, 61,8% dos brasileiros que usam smartphone já realizaram compras em aplicativos.
Em setembro de 2015, data da primeira edição do levantamento, 41% dos entrevistados afirmaram ter realizado compras em apps. “A explicação para esse salto em tão curto intervalo de tempo pode estar no esforço extra dos varejistas online durante a última Black Friday para estimular vendas através dos smartphones”, avaliou Felipe Schepers, COO do Opinion Box.
Entre os motivos, segundos os entrevistados que realizaram as compras, a comodidade lidera: 62,2% apontaram a comodidade como principal fator que os levaram a experimentar o comércio móvel, 17% disseram ser mais rápido comprar pelo smartphone e 14,7% acham mais prático.
Apenas 4,7% mencionaram que compram um produto físico pelo smartphone por conta de promoções ou descontos oferecidos pelos varejistas.
A pesquisa também mediu a frequência com que os consumidores realizam compras através de apps ou sites em seus smartphones. Os dados mostram que 3,1% compram diariamente; 9,6% pelo menos uma vez por semana; 45,7% pelo menos uma vez por mês; e 41,6% raramente.
Entre as categorias de produtos mais compradas pelos consumidores móveis brasileiros estão: roupas (44,4%), eletroeletrônicos (38,7%), livros (32,2%), eletrodomésticos (25,9%), acessórios de moda (25,6%), cosméticos ou itens de higiene pessoal (24,1%), refeições (20,7%), utensílios domésticos (16,9%), brinquedos (15,9%) e CDs ou DVDs (15,6%).
O levantamento foi feito com 1.920 internautas brasileiros de ambos os sexos, em todas as idades, faixas de renda e regiões do país e que possuem smartphones. A margem de erro é de 2.3 pontos percentuais.