Por Redação | Instituido no ano passado, o Programa Remessa Conforme teve um impacto direto na motivação de compras, conforme indica o Grupo Alibaba. Uma pesquisa encomendada pela gigante chinesa e realizada pela consultoria Plano CDE revela uma taxa de desistência de compras no e-commerce internacional após a implementação de taxas.
O Remessa Conforme é um programa criado pela Receita Federal que dá a isenção de produtos com valor de até US$ 50 para compras feitas em marketplaces participantes do programa.
Os resultados indicam que 66% dos consumidores desistiram de comprar no momento do check-out. Segundo o levantamento, isso se deve à inclusão de impostos.
A pesquisa on-line foi realizada entre 23 de dezembro do ano passado e 09 de janeiro de 2024. Ao todo, foram ouvidas 2.535 pessoas das classes ABCDE de todos os gêneros que realizaram compras on-line nos últimos 12 meses. Há uma margem de erro de 2%, e um intervalo de confiança de 95%.
O impacto foi visto em números. 45% dos consumidores não realizaram a compra em outra loja, seja internacional ou local, após a desistência. Anteriormente, entre novembro e setembro de 2023, 94% dos consumidores haviam comprado via e-commerce – sendo 44% delas em plataformas estrangeiras.
Hábitos de e-commerce
Nesse contexto, 75% do público afirmou se opor ao aumento de tais impostos em plataformas de e-commerce internacionais. Já 90% concordam com a redução da atual alíquota de 92% para produtos acima de US$ 50. Além disso, grande parte da amostra (87%) diz ser mais correto reduzir taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos produtos importados.
Entre as razões que levam ao consumo de plataformas estrangeiras está a indisponibilidade de determinados itens no mercado nacional e a busca por preços mais acessíveis. Os dados indicam que 62% dos participantes entendem que a importação possibilita o consumo, sobretudo daqueles com menos renda. Ademais, 56% comentam que importação dá acesso a produtos diferentes.
Fonte: Meio e Mensagem