O grupo Uni.co, dono das redes Imaginarium, Puket e MinD, deve protocolar hoje na Comissão de Valores Mobiliários o seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, da sigla em inglês) na B3, apurou o Valor. A oferta será parte primária, com os recursos indo para o caixa da empresa, e parte secundária, para os sócios da empresa. Cerca de 95% das ações da empresa estão num fundo da gestora Squadra e 5% com um “pool” de executivos.
Apesar de existir uma tranche secundária, ela não deve ser relevante, e a maior parte do capital deve ir para a empresa. Os recursos devem ser aplicados em aquisições de redes, no braço digital e na desalavancagem da operação.
Segundo fonte, o grupo tem cerca de 450 lojas em formato de franquia, um modelo de operação com poucos varejistas de capital aberto (como Arezzo e BK Brasil) e crescimento médio anual de 8% nos últimos sete anos. Em 2019, ela faturou (venda do sistema de franquias a clientes) cerca de R$ 670 milhões. No ano, segundo fontes, projeta um pequeno lucro no quarto trimestre.
A empresa ainda não definiu o volume de ações a ser vendido, o que deve evoluir nas próximas semanas, com a operação avançando.
Fonte: Valor Econômico