Os consumidores são receptivos a alavancar ações promocionais, tanto no online quanto nas lojas físicas Programas de bons descontos ajudam na fidelização de clientes. Ferramentas de alavancas promocionais de descontos atrativos que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid-19. De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, a adoção de ferramentas promocionais foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse descontos, promoções, programas de pontos e cashback¸ entre outros meios, em suas compras online e lojas físicas. Descontos e Promoções (63%), Programa de Pontos (52%) e Cashback (48%) são as principais iniciativas promocionais utilizadas pelo consumidor. Novo comportamento do consumidor O varejo ainda precisa se adaptar a esse comportamento dos consumidores, já que somente 17% oferecem Programa de Pontos e nenhuma empresa entrevistada oferece Cashback. Descontos e Promoções são dominantes: 94% das empresas oferecem. O estudo fez uma radiografia das principais alavancas promocionais que são utilizadas por consumidores e empresas do setor, mostrando que ganharam espaço na fidelização desses consumidores. Programas descontos na fidelização de clientes Para as lojas físicas, 71% das empresas afirmam ter aumentado sua base de consumidores fiéis em mais de 5% com Programas de Pontos. Já no varejo online, o Frete Grátis fez com que 43% das empresas aumentassem sua base de consumidores fiéis em mais de 5%. O estudo mostra que o Cashback (21%) é a ferramenta mais usada nas compras online pelos consumidores, mas somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Portanto, uma boa oportunidade para empresas do setor captarem novos clientes e fidelizá-los. Programas de desconto em medicamentos trazem economia para o consumidor Programas de descontos: Múltiplos benefícios.