O brasileiro está consumindo mais frutas, verduras e legumes (FLV) a cada ano. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentado na manhã desta terça-feira (08/8), no Broccoli Consumption Conference, em Atibaia (SP), a demanda por produtos mais saudáveis foi responsável por movimentar R$ 30,8 bilhões no ano passado. 27,7 milhões de consumidores por dia frequentam supermercados no Brasil.
De acordo com o estudo, esse valor representa que a categoria FLV representou 9,1% de tudo o que o consumidor comprou nos supermercados durante o ano de 2016 (em 2012, esse índice era de 6,4%). “O varejo muda o tempo todo e a saudabilidade é uma tendência que está aumentando bastante”, explicou Marcio Milan, superintendente da Abras. Segundo ele, outro fator alavancador desse nicho de mercado é o aumento da população idosa, um público específico que consome mais FLV nos supermercados. “Eles têm hábitos muito relevantes ao varejo”.
Milan ressaltou que os empresários e comerciantes que atuam na ponta final da cadeia, deveriam conhecer mais a produção agrícola, entender as etapas de toda a produção para direcionar melhor o produto ao consumidor final. “Existiria um potencial ainda maior para ser explorado se houvesse mais investimento em educação, comunicação e transparência”, disse o executivo.
O executivo explica que o consumo no Brasil está mudando bastante e a forma de consumir também. “Além de produtos mais saudáveis, os consumidores estão deixando de ir aos hipermercados para frequentar as lojas da vizinhança, que oferecem os mesmos produtos, com mais comodidade”, diz ele citando produtos selecionados, já higienizados, embalagens que facilitam o manuseio pós-compra, etc.
Fonte: Revista Globo Rural