No Brasil, o índice de rotatividade de funcionários nos supermercados é de aproximadamente 40% segundo o ranking NOVAREJO Brasileiro 2016. Muito se deve ao fato de que essas lojas empregam muitos jovens entre 18 e 25 anos que buscam a primeira oportunidade de trabalho da vida.
Hoje, 33% dos funcionários de supermercados brasileiros estão nesta faixa etária de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego). A principal medida para evitar a rotatividade ainda é a capacitação da mão de obra operacional e assim aprimorar habilidades, engajar o funcionário com a empresa e reter talentos.
Case
A Rede Prezunic, que integra o Cencosud, está entre as melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Ranking Nacional da consultoria Great Place to Work. Por mês, a rede supermercadista abre cerca de 50 vagas de trabalho, quase todas para a área operacional das lojas, mas seu turnover anual é bem menor que a média brasileira: 22,8% contra a média nacional desse setor, com 38%.
Isto significa que os cargos de liderança normalmente são preenchidos com a promoção de funcionários da casa. Para atingir este resultado, a empresa investe no treinamento feito pela “Loja Formadora”, onde os novos contratados têm entre sete e 24 dias de capacitação para suas futuras atividades. O quadro de “professores” é formado por funcionários de destaque da empresa em seus respectivos setores, que ensinam as principais técnicas para os novos funcionários.
Fonte: Apas