Anualmente a Interbrand, consultoria global de marcas, realiza um estudo onde apresenta as 25 marcas mais valiosas do mercado brasileiro. Com o objetivo de compreender melhor como essas empresas se comportam no ambiente digital a Zeeng, em parceria com a Bluma Hub, preparou o estudo inédito sobre o assunto.
O ranking analisa o impacto positivo de um bom posicionamento na internet na visão dos consumidores. Ao todo, as empresas foram divididas em treze setores. Entre elas, alguns destaques:
Financeiro: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Cielo e BTG Pactual Digital são as cinco marcas mais presentes digitalmente. Quando analisadas separadamente, nota-se que o Banco do Brasil demonstra um posicionamento de notícias muito mais elevado do que qualquer outra competidora, enquanto nas redes sociais o Itaú é a marca que apresenta maior ativo social.
Cerveja: As marcas mais relevantes no ambiente digital são Skol, Brahma, Itaipava, WALS e Bohemia. As marcas Brahma e Bohemia podem melhorar o ranking de Web Analytics, onde outras marcas nacionais estão melhores posicionadas.
Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: Os destaques foram Natura, Salon Line, Tô de Cacho, O Boticário e Hinode. EmboRa a Natura seja uma empresa de relevância nacional, em relação ao trabalho no digital, ocupa o segundo lugar, perdendo para a Salon Line.
Energia: petróleo, gás, etanol, gasolina, lubrificantes e afins: as empresas que estão no top 5 são: Petrobras, Ipiranga, Atvos, Raízen, CPFL Energia. É importante levar em consideração que a Petrobrás apresenta uma grande diferença no posicionamento de notícias por ter sido constantemente citada em matérias relacionadas à política nacional.
Moda e produtos de luxo: Os destaques são Lojas Renner, Riachuelo, C&A, Marisa e Reserva, respectivamente. Delas, a Lojas Renner – que é a 11ª marca mais valiosa da pesquisa – ocupa o 1º lugar no posicionamento online. Mesmo que as empresas apresentem um ativo social muito próximo um do outro, a Renner é muito mais ativa nas plataformas de mídias sociais.
Hospital, clínicas, laboratórios e afins: Hospital Israelita Albert Eintein, Hospital São Camilo, Hospital Sírio-Líbanês, Hospital Moinhos de Vento e o Laboratório Fleury são destaques no top 5. Os hospitais mostram-se muito estruturados em relação a seu posicionamento digital, sendo 4 dos 5. Embora apareça no ranking, a empresa Fleury ainda pode explorar ações no ambiente digital e melhorar sua posição.
Fonte: Panorama Farmacêutico