Por Isabella Reis | Os multifranqueados – empreendedores com duas ou mais operações de franquias de uma mesma marca ou de redes diferentes – continuam ganhando espaço no franchising brasileiro. Enquanto em 2022 eles estavam presentes em 83% das redes, neste ano eles estão em 87% delas. Este é um dos dados revelados na mais recente Pesquisa de Multifranqueados feita pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Os multifranqueados podem ser divididos em dois tipos: multimarca – empreendedores que possuem operações de redes distintas – e monomarca, aqueles com operações de uma marca só. Considerando esses dados aplicados ao total do mercado de franquias reportado no segundo trimestre deste ano, a entidade estima que existam cerca de 2.828 redes com multifranqueados, sendo 1.725 delas com multifranqueados multimarcas e 1.103, com multifranqueados monomarcas.
Além de ser uma tendência internacional, a ABF atribui esse crescimento dos multifranqueados à maior maturidade e robustez do setor de franquias no País, ao fato desses parceiros de negócios serem igualmente mais maduros e experientes, com maior “musculatura” financeira, e ao próprio desenvolvimento do franchising brasileiro.
O levantamento da ABF feito por amostragem indicou também que, entre 2022 e 2024, a participação média de multifranqueados nas redes de franquias subiu de 19,5% para 21,6%. Já o total de operações administradas por esses empreendedores se manteve em 30%, comprovando o crescimento da indústria do franchising.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “ser multifranqueado (seja multiunidade de uma mesma rede ou multimarca) é vantajoso, tanto para ele próprio quanto para a empresa franqueadora. Para o franqueado, é o caminho natural para que ele também expanda seus negócios, rentabilizando um ativo fundamental: o know-how que ele detém da operação daquela franquia. Com mais unidades, ele consegue diluir despesas de supervisão do negócio, além de capturar mais valor com menor riscos por já dominar o negócio”.
Segundo Tom, do ponto de vista da franqueadora, entre outras vantagens, o multifranqueado demonstra ter maior capacidade de gestão. “De forma geral, ter multifranqueados na rede acelera o processo de expansão, pois são parceiros já com conhecimento e experiencia naquele negócio. Além disso, o processo de treinamento, assessoramento e acompanhamento por parte da franqueadora também acaba sendo facilitado. Mas é necessário, do lado da franqueadora, se preparar para apoiar esse franqueado na jornada de crescimento empresarial”, observa.
A opinião é corroborada por Cristy Martins, diretora de Franqueados da entidade, ela própria uma multifranqueada. De acordo com a executiva, essa maior participação dos multifranqueados é impulsionada também por uma maior profissionalização desses investidores e pelas oportunidades de expansão que o mercado de franquias oferece. “Ao longo dos anos, vimos surgir no País multifranqueados que criaram grandes grupos para administrar dezenas de operações de franquias de uma ou mais marcas, o que demonstra também a confiança destes investidores nesse modelo de negócios e a busca por diversificação de investimentos”.
Ao serem observados mercados mais maduros, como o dos Estados Unidos, há uma forte presença de multifranqueados, que criaram verdadeiros conglomerados de franquias. Na visão do presidente da ABF, “a tendência é que a indústria do franchising no Brasil tenha cada vez mais multifranqueados”.
Outro importante resultado trazido pela pesquisa é que a presença de multifranqueados multimarcas saltou de 52% para 61% nas redes de franquias nos dois últimos anos.
Ainda de acordo com Cristy, a pesquisa da ABF revela também que “os multifranqueados percebem nas franquias uma estratégia testada e com maior probabilidade de sucesso, aproveitando a força das marcas e a estrutura já consolidada do sistema de franquias.”
O levantamento da ABF apurou, ainda, que triplicou a fatia de multifranqueados que administram mais de 5 marcas, passando de 1% para 3% no período analisado.
Concluindo, o presidente da ABF observa que “o aumento de multifranqueados indica a capacidade do setor de franquias de atrair empreendedores mais experientes e capacitados, algo que contribui para a o desenvolvimento sustentabilidade e inovação no franchising”.
Metodologia
A Pesquisa de Multifranqueados ABF 2024 foi realizada junto com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao segundo trimestre. O levantamento envolveu 399 entrevistas realizadas entre 3 de julho e 8 de agosto, representando 30% do total de operações e 39% do faturamento do setor.
Fonte: ABF