Uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população em farmácias, realizada em outubro pela XP Investimentos com mais de mil consumidores do país, revelou que o preço é o grande fator de escolha de qual remédio levar para casa, seja entre marca e genérico, entre genéricos ou entre marcas de não prescritos. A cada quatro consumidores, três afirmam pesquisar preços antes de comprar um medicamento.
Do total de entrevistados, 36% afirmam adquirir algum produto em drogarias toda semana, 26% compram apenas uma vez por mês e 25% a cada 15 dias. Dos produtos mais comercializados, 90% buscam remédios, enquanto 40% procuram produtos de higiene e beleza e 36% suplementos alimentares, salientando o esforço dos varejistas em aumentar a participação dos não medicamentos nas vendas. Diferentemente do que acontece em outros segmentos varejistas, nas farmácias o atendimento é o principal atributo ao escolher um estabelecimento (27%), seguido pelo preço (25%) e localização (20%).
Em relação às farmácias preferidas, a Pague Menos é a marca mais bem posicionada na mente dos consumidores no Nordeste, liderando em todas os rankings referentes ao mercado competitivo e com significativa vantagem em relação aos demais players, destacando-se o quesito preço. A Panvel é a marca mais bem posicionada na avaliação dos consumidores na Região Sul, sendo a líder em todos os rankings referentes ao mercado competitivo. Já o varejo farmacêutico na região Sudeste apresenta alta competição, com grande equilíbrio entre os players Drogaria São Paulo, Drogasil, Araujo, Droga Raia, Pacheco e Ultrafarma.
Fonte: Panorama Farmacêutico