O shopping Bourbon lançou um aplicativo para que os clientes procurem moedas coloridas que valem benefícios em seus corredores e lojas, usando o celular.
Enquanto os clientes ganham brindes, o shopping coleta dados sobre cada passo dado no empreendimento.
O aplicativo, chamado “Bourbon Go”, é inspirado em “Pokémon Go”, um dos jogos para celular mais populares do ano, no qual os usuários caminham pela cidade para capturar criaturas virtuais.
“Conseguimos fazer todo o mapeamento de zonas quentes [com muito fluxo] e frias do shopping e direcionar o público para áreas onde temos interesse que ele vá”, explica Juan Pablo Boeira, diretor de marketing do Bourbon.
Em vez do GPS, o app usa a tecnologia bluetooth e aparelhos iBeacon espalhados pelo shopping, o que permite precisar melhor a localização. Esses dispositivos funcionam como pequenos roteadores e se conectam aos celulares próximos para trocar informações.
O app também recolhe dados individuais do usuário, como a rota feita por cada cliente em suas visitas. “Conseguimos todas as informações, como o tempo de uso do aplicativo, trocas feitas, idade e perfil psicográfico. Um grande objetivo é montar um novo CRM (banco de dados sobre os clientes) no qual a gente possa trabalhar informações de big data e small data”, prossegue Juan.
O termo big data se refere à análise de grandes volumes de dados sobre os clientes, feita por meio de softwares. Já o small data se baseia em informações mais simples, como olhar a lista de compras de um cliente em determinado período para lhe sugerir novos produtos com base nela.
Em “Bourbon Go”, as moedas podem ser trocadas por descontos em lojas e produtos ou por itens como bonés, camisetas e sobremesas. Com mil pontos, o cliente leva um boné da grife Levi’s, por exemplo.
Em uma visita de 20 minutos ao Bourbon Shopping em Perdizes, zona oeste de São Paulo, a reportagem coletou moedas equivalentes a 50 pontos.
Assim como em “Pokémon”, um mapa indica onde há chances de encontrar os itens. Chegando nessas áreas, surge um ícone na tela para clicar e capturar o objeto.
“Os prêmios mais trocados até agora foram desconto em estacionamento e ingressos de cinema”, conta Boeira.
Gratuito, o aplicativo está disponível para Android e iOS. Por enquanto, funciona no Bourbon São Paulo e no Bourbon Wallig, em Porto Alegre.