As novas gerações são uma grande preocupação para as empresas: como os Millennials consomem? Como a Geração Z pode ser engajada? Ao mesmo tempo, a população está envelhecendo e outro público se destaca como um dos mais importantes para o setor de consumo nos próximos anos: a geração sênior. De acordo com um estudo divulgado pela Tetra Pak, o poder de compra dos consumidores acima de 60 anos vai superar US$ 10 trilhões em todo mundo em 2020.
O relatório “Consumer Generations” aponta que, no Brasil, o público sênior tinha 11% da renda do País, na última década. Nos próximos quatro anos, a expectativa é que eles passem a ter 16%, em decorrência do envelhecimento da população e do aumento do poder de compra dos brasileiros.
Apesar de ser uma fatia representativa dos consumidores, o número é inferior se comprado aos países asiáticos. No Japão, por exemplo, os idosos devem representar 31% do consumo do País em 2020, enquanto em 2005 era de 26%.
Oportunidades
Analisar o comportamento desses clientes pode render boas estratégias para as empresas. Segundo Libby Costin, Vice-presidente Global de Marketing da Tetra Pak, a geração sênior investe 20% do orçamento em alimentos e bebidas. “Eles têm mais recursos que outras gerações e podem se tornar um importante grupo de consumidores, o que cria uma grande oportunidade para a indústria atender as suas demandas”, lembra.
Na hora de escolher alimentos e bebidas, 88% das pessoas acima de 60 anos disseram priorizar a ‘qualidade do produto’ como fator decisivo para a compra. Neste cenário, 59% afirmaram que pagariam mais caro, desde que a qualidade do alimento fosse maior.
A pesquisa entrevistou mais de 40 mil pessoas, de 27 países, incluindo o Brasil.