Para Helio Biagi, empresas deveriam fazer uma análise crítica de sua cultura e maturidade tecnológica para evoluir mais rapidamente
A transformação digital dos negócios depende principalmente de desenvolver nas empresas uma cultura que entenda o erro como parte de um aprendizado e estimule testes constantes para trazer mais inovações e garantir a evolução contínua dos negócios. “A inovação tem transformado os negócios, os hábitos dos consumidores e a cultura empresarial. É um movimento muito positivo, porque abre novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos”, afirma Helio Biagi, CEO do OasisLab e presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Em entrevista ao programa Vida de Empresário, Biagi diz que os últimos anos viram uma mudança importante no modelo de inovação nas empresas. “As grandes empresas acompanham esse movimento há anos, mas agora as PMEs também encontram formas de trazer a inovação para seus negócios e, com isso, se posicionar em um mercado em grande transformação”, explica.
Para o executivo, inovação é muito mais que tecnologia: é uma jornada. E é importante percorrer essa jornada acompanhado. “Sozinha, nenhuma empresa consegue mapear e acompanhar todas as mudanças do mercado. Parcerias com outras empresas, com parceiros de negócios, com associações e com hubs de inovação aumentam a capacidade de lidar com as transformações”, diz. Especialmente no caso de pequenas e médias empresas. “É muito mais fácil e rápido conectar PMEs aos ambientes de inovação por meio de associações e sindicatos patronais do que individualmente”, afirma.
O passado não garante o futuro
Em pequenas e médias empresas, especialmente naquelas com anos ou décadas de história, a inovação costuma encontrar uma grande barreira para acontecer: a mentalidade do dono. “Existe a ideia de que o sucesso no passado garante o sucesso futuro. E, principalmente nas empresas familiares, o orgulho pelo que já deu certo às vezes inibe mudanças importantes que precisam acontecer”, analisa o executivo.
Para ele, a chave para superar essa barreira é comer pelas beiradas. “Estudos comprovam que empresas que implementam inovações gradativas, complementares ao negócio, conseguem mostrar resultados e reduzem o receio de partir para inovações mais disruptivas. Por isso, é importante começar com projetos pequenos, que criem a cultura de inovação, antes de fazer mudanças mais radicais”, recomenda Biagi.
Em sua opinião, não existe um caminho único a ser seguido. “Para cada doença há um remédio, para cada empresa há uma solução diferente”, diz. Parcerias com startups ou com hubs de inovação como o OasisLab permitem acelerar o aprendizado, reduzir custos e aumentar a flexibilidade na busca por novas ideias. “Reunimos todo o ecossistema de inovação em varejo e, assim, geramos um ambiente rico para a troca de informações e desenvolvimento de parcerias. Dessa forma, todos saem ganhando”, completa.
Confira aqui o vídeo com a íntegra da entrevista.
Fonte: Oasis Lab